FÉ QUE LEVANTA QUEM CAI

Pe. José Neto de França

A caminhada da vida começa quando aprendemos a acreditar. Acreditar em Deus, que jamais desiste de nós, e acreditar também em nós mesmos, porque Aquele que nos criou conhece nossas possibilidades muito melhor do que nossos medos. Os obstáculos sempre existirão, mas eles não têm a última palavra. A fé nos ensina que não somos definidos pelas dificuldades que enfrentamos, e sim pela coragem de continuar caminhando, confiando que Deus transforma cada desafio em oportunidade de crescimento.

Também é importante não transformar nossos erros em uma prisão. Errar faz parte da condição humana. Mais proveitoso do que permanecer lamentando a queda é perguntar: por que caí? O que preciso aprender com isso? Deus não fixa o olhar em nossas quedas, mas em nossa disposição de recomeçar. A misericórdia divina é sempre maior do que nossas fraquezas. Quando nos tornamos excessivamente escrupulosos, passamos a enxergar pecado onde muitas vezes existe apenas fragilidade humana. Esse excesso de culpa acaba adoecendo a pessoa em sua dimensão existencial, repercute no próprio corpo e enfraquece a vivência da fé, afastando-a da paz que Deus deseja oferecer.

Aceitar que somos frágeis não é sinal de derrota, mas de maturidade. Não somos super-humanos, porém podemos nos tornar grandes quando permitimos que Deus fortaleça nossa esperança e sustente nossa caminhada. E quando a solidão bater à porta, não nos fechemos em nós mesmos. Deus também age através das pessoas. Procurar alguém de confiança para uma conversa, uma partilha sincera ou um simples desabafo não é demonstração de fraqueza, mas de sabedoria. Quem reparte o peso da alma encontra alívio para o coração, redescobre a esperança e segue adiante com a certeza de que nunca caminha sozinho.

Pe. José Neto de França
Sacerdote, Nutricionista Integrativo e Escritor

Comentários