Literatura: OFICINA DE CRÔNICA

Literatura

Por Marcello Ricardo Almeida

os devotados a Cronos, hoje, inauguro a Oficina de Crônica. Na primeira seção, ei-lo verbo, e este se faz crônica. O que é crônica, de que se faz, em que se divide e do que se alimenta? Meras narrativas literárias ou especulações em jornal (em plataformas digitais).

Inaugurada a Oficina de Crônica. E, cada dia existe e resiste, dia após dia, não por causa da crônica, graças a esta capacidade do povo em alimentar mitologias. E na rua onde moro há exemplo.

Diegese é a realidade ficcionalizada na criação narrativa; e um texto transmite a sua mensagem com a qual se comunica; na oração há a presença do verbo na unidade sintática com ajuda do predicado; a cada palavra formam-se frases. No dizer de narrações autodiegéticas, move-se o mundo pela potência das imagens e a crônica faz-se com 1001 noites.

Crônica casa com cronista feito o texto fruto de observações
E, assim, textualiza-se; tão textualmente vivos,
Cronificando realidades qual louco fingimento,
A realidade que escapa por dedos que de fato é crônica viva.

Uma parente daquela Autopsicografia fingida e fugidia,
Crônica (as e os que as escrevem não diferem das/dos que leem),
Não exatamente nesta ordem ou desordem e, assim, transbordam
Seguindo segundo a cultura ora de quem as escreve.

E, por fim, nas linhas, nos nós e por entre breves parágrafos moles,
As ideias, as inferências e tão fugazes fruições,
Neste parque de diversões, míticas e temporais
Seguem carrosséis a festa que se faz pedindo mais diversões. Mas:

O que move o mundo? As significações. Na segunda seção: Estratégia do universo. De que universo se fala? Do universo do cronista que cronifica a sua casa. Aqui, o público alvo convive com a linguagem, com o objetivo para delimitar os dados fugazes da realidade. Sabe-se: cronista é poeta que escreve prosa.

E os eixos de aprendizagem, processos criativos, mediação, intervenção sociocultural? Deixe tudo à crônica, a crônica possui um estômago do tamanho do mundo. A crônica como gênero cujo texto é coletado sempre da realidade e esta é analisada jornalística ou literariamente por cronistas.

Clique Aqui e veja o texto completo

Comentários