Nos dias 23, 24 e 25 de maio, a Associação dos Artesãos de Santana do Ipanema – Santanarte – promoveu uma enriquecedora Oficina de Mamulengos, ministrada pelo mestre José Dário Salgueiro Couto, fundador do renomado grupo Mamulengo Sururu.
O evento reuniu 18 crianças, com idades entre 9 e 14 anos, que adentraram no universo mágico dos bonecos, da interpretação teatral e recriaram, através da expressão popular suas próprias contacões de histórias.
A oficina teve como um dos principais objetivos trazer para as crianças o conhecimento de como surgiu o Mamulengo, a sua importância para o fortalecimento daquilo que de mais genuíno na cultura popular do Nordeste precisa ser conhecido e preservado: as nossas tradições.
Durante os três dias as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre uma das mais expressivas e tradicionais manifestações da cultura popular — o teatro de bonecos.
Os jovens aprendizes puderam conhecer as técnicas de construção e manipulação dos mamulengos, além de vivenciar momentos de criação artística, expressão e valorização das nossas raízes culturais. Aprenderam sob o dedicado repasse, do saber e do fazer do Mestre Zé Dário, como nascem e são feitos ao mesmo tempo, os bonequeiros e mamulengueiros.
A iniciativa reforça o compromisso da Santanarte, que teve como parceiro o Instituto Tiago Camilo - ITC, em preservar e difundir as tradições populares, promovendo a formação cultural de crianças e adolescentes e garantindo que saberes ancestrais continuem vivos nas novas gerações.
No domingo (25), o Mestre Zé Dário e os jovens apresentaram o resultado da oficina num Teatro de Bonecos, com os bonecos por eles feitos, assim como um bom diálogo com bonecos do MAMULENGO SURURU

No vídeo a seguir o Mestre Zé Dário Fala sobre a oficina e suas impressões do evento.
Comentários