Projeto Valorizando Nossa Literatura faz doação de livros a alunos da rede pública municipal de Santana

Educação

Por Isis regina de Araújo Malta - Jornalista

Cento e oitenta exemplares do romance O ESCRAVO E A SINHÁ de autoria do poeta, repentista, cordelista e teatrólogo Silvano Gabriel foram distribuídos na última quinta-feira (04) para alunos, professores, coordenadores e as escolas que aderiram ao Projeto Valorizando Nossa Literatura 2018.

A distribuição aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Campus II Santana do Ipanema.

Participaram alunos das Escolas Municipais São Cristóvão, Senhora Santana, Professora Sônia Pereira da Silva (Queimada do Rio), Vereador João Francisco Cavalcante (Povoado São Félix) e Maria Nepomuceno Marques (Areia Branca). Também teve representação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV-CRAS).

O projeto Valorizando Nossa Literatura é uma iniciativa do SWA INSTITUTO EDUCACIONAL e visa todos os anos colocar no mercado um livro de escritores santanenses os afins que possam ser trabalhados em sala de aula com os beneficiários.

Os estudantes que receberam os livros, serão acompanhados pelos professores e coordenadores das escolas até o dia 21 de novembro de 2018. No dia 22 representações retornam para a apresentação das produções feitas nas escolas.

Optamos por entregar os livros nesse período, uma vez que em novembro comemoramos o dia da Consciência Negra, como a obram tem tudo a ver com o tema será uma oportunidade a mais para a discussão dessa temática no ambiente escolar – disse o jornalista e educador José Malta Fontes Neto, idealizador do projeto.

É uma alegria enorme podermos contribuir com nossa literatura. Andamos por esse sertão lendo com os alunos e observamos o quanto são sedentos de iniciativas de leituras. Hoje recebemos como convidadas especiais a garotinha Maria Cecília, aluna da Escola Divino Saber, acompanhada da Diretora professora Cícera Maria de Matos, lá do Povoado Areia Branca. Fizemos uma ação do Projeto Santana do Ipanema Aqui é Meu Lugar, ação desenvolvida junto aos integrantes do SCFV, iniciativa da secretária do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social Maria Verônica de Araújo e vimos a desenvoltura da Cecilia o que nos impulsionou a incentiva-la ainda mais e parabenizar D. Cicinha.

José Malta Fontes Neto - Jornalista e Educador

Estiveram no evento apoiando os alunos as professoras: Maria Sônia de Carvalho Lira, Maria Edilma Gomes e Maria Lúcia de Araújo Vieira (Escola São Cristóvão), Denise Marcelino e Edivânia Soares Amaral (Escola Senhora Santana), Vera Lúcia dos Santos e Maria Arelete Rodrigues França (Escola Vereador João Francisco Cavalcante), Elisângela Bernardino Silva Gama (Escola Professora Sônia Pereira da Silva), Maria de Lourdes Barbosa Nunes e Nanci de Melo (Escola Maria Nepomuceno Marques) e as orientadoras do SCFV Rosimeire Oliveira Soares, Danielle Keliane Alencar Damasceno e Edivalda Gomes.

Como convidados especiais estavam o autor do livro que se emocionou bastante Silvano Gabriel Pereira de Barros dos Santos e o ilustrador da obra Roninho Ribeiro.

Comentários