Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas recebe prêmios e é destaque em nível mundial

Educação

Ricardo Moresi - ASCOM - SEED

O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) [entidade composta por profissionais e estudantes de diversas áreas que desenvolvem atividades de divulgação, ensino e pesquisa em Astronomia] foi o grande destaque da reunião da União Internacional de Astronomia realizada recentemente para avaliar o Ano Internacional da Astronomia (2009).

Segundo o presidente do CEAAL e professor da estadual de ensino, Adriano Albert Silva Barros, o Programa Noites Galileanas ofereceu seis prêmios e 12 menções honrosas; o Brasil ganhou três deles e duas menções honrosas; dos prêmios recebidos pelo país, dois foram para Alagoas e ainda uma menção honrosa. ?Esse programa foi realizado no período de 22 a 24 de Outubro do ano passado, em todo o mundo, para comemorar as primeiras observações telescópicas efetuadas por Galileu há 400 anos?, informa.

O CEAAL ganhou prêmios em duas categorias. São elas: maior número de eventos registrados por um único grupo e divulgação na comunidade. ?Nessa primeira categoria realizamos 29 eventos, dentre os quais, a Exposição Paisagens Cósmicas que percorreu escolas e algumas cidades do interior do Estado; e na segunda percorremos os municípios de Barra de Santo Antônio, Viçosa, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema e Piaçabuçu. A nossa menção honrosa foi referente à Exposição "Paisagens Cósmicas", que recebeu a visita de cerca de 15 mil pessoas?, acrescenta Adriano.

Comentários