Ceraqua São Francisco será inaugurado na próxima terça-feira (16)

Geral

Bruno Santos ASCOM - Codevasf

Inauguração contará com presenças dos ministros da Integração Nacional e da Pesca e Aquicultura

O Governo Federal, por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e o Governo do Estado de Alagoas inauguram na próxima terça-feira, 16 de março, às 10 horas, no município de Porto Real do Colégio, Alagoas, o Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros do São Francisco (Ceraqua/SF). A cerimônia de inauguração contará com as presenças dos ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, além do presidente da Codevasf Orlando Cezar da Costa Castro, do governador do Estado Teotonio Vilela Filho, do diretor presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Antonio Arraes Pereira, e da reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Ana Dayse Doria.

Esta será a primeira unidade de referência em aquicultura e recursos pesqueiros do Brasil implantada pelo Governo Federal e integra as ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O próximo centro de referência está sendo implantado na bacia do Rio Parnaíba, na área de atuação da Codevasf no Estado do Piauí, Ceraqua Parnaíba.

De acordo com o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, com o pleno funcionamento do Ceraqua São Francisco, o Estado de Alagoas deve tornar-se referência nas áreas de aquicultura e recursos pesqueiros. ?A instalação de um centro tecnológico em Alagoas já deve ser motivo de comemoração, principalmente porque esse centro será produtor e difusor de tecnologia e inovação numa área que está crescendo em todo o mundo como é a aquicultura, especialmente a piscicultura. O conhecimento produzido em Alagoas será exportado para outros centros, a exemplo de técnicas de repovoamento da ictiofauna de bacias hidrográficas e aumento da rentabilidade do filé de espécies produzidas no Ceraqua?, explicou o superintendente.

O Ceraqua São Francisco funcionará no município de Porto Real do Colégio (AL) a partir da antiga estrutura da Estação de Piscicultura de Itiúba (EPI) da 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Segundo Eduardo Motta, coordenador do projeto de implantação do Ceraqua, o centro irá inovar em sua administração a partir da gestão compartilhada do centro entre a Codevasf, MPA, Embrapa, UFAL e Governo do Estado de Alagoas. ?Será um marco para a administração pública reunir diversos órgãos governamentais na gestão de um centro tecnológico?, declarou Motta. A gestão compartilhada será oficializada durante a cerimônia de inauguração do Ceraqua na terça-feira (16) com a assinatura de um acordo técnico e operacional entre as instituições parceiras.

A cerimônia de inauguração será realizada no Ceraqua, que fica situada próximo ao Distrito de Irrigação do Perímetro de Itiúba (Dipi), no município de Porto Real do Colégio, e deve contar também com as presenças de senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores da região do Baixo São Francisco de Alagoas e Sergipe, pescadores, piscicultores, produtores rurais, empresários, entre outros.

Comentários