NÃO É DEMAGOGIA

Crônicas

Por Lúcia Nobre

Não podemos ficar de consciência tranquila quando nos deparamos com a crueldade vivida em nossa sociedade. Principalmente com uma multidão de jovens encarcerados que perderam suas identidades. Eles não possuem nomes. Denomina-os os presos. É uma multidão que não teve perspectiva de vida. São culpados?, São bandidos?, Inconsequentes do mundo atual?, São seres nocivos à sociedade? Digo, são o resultado da falta de estruturas nas famílias, na sociedade, nas escolas que deveriam existir.
Temos o orgulho de dizer sempre: nossos filhos estão bem. Estudaram, hoje são conscientes do dever e responsáveis por suas atitudes. Eles tiveram uma família que ia trabalhar e podia deixá-los na escola. Os outros, que perderam a identidade de cidadão, não tiveram as mesmas oportunidades. Os pais, ou responsáveis não tinham condições ou consciência que a criança, o jovem precisavam de cuidados. Os "responsáveis", se fossem trabalhar, deixavam as crianças na rua. Até que muitos desejavam um lugar seguro para deixá-los. Não encontravam.
Falo do antes porque falo de hoje e da situação dos jovens perdidos, sem rumo, sem mente sã, entregues a um destino incerto. Não tão incerto. Muitos querem que deixem de existir. E ali, onde se encontram, sem nenhuma estrutura de sobrevivência, nem parecem seres humanos. E a sociedade imune, apática, sem nenhuma reação de humanidade. Continuamos dar votos louváveis aos nossos filhos e sem condições de ajudar aos que vivem no sub mundo da vida. Somos pequenos, egoístas e vivemos em paz. E a nossa consciência? Hoje se discute projetos de educação. Não temos certeza de nada. Cada um deve fazer sua parte, para que não se repita toda tragédia que vemos agora? Seria uma grande ajuda se cada um cuidasse da educação das crianças e dos jovens. Parabéns aos que se preocupam com o verdadeiro sentido da EDUCAÇÃO! Enquanto os outros ficam discutindo projetos.

Comentários