Manhã de sábado. A professora Tânia Moura, doutorada em Pedagogia, encerrou a parte inicial de sua aula no curso de especialização em gestão estratégica de forma sucinta: tudo é sedução. Ponto. Bingo.
O resto da tarde me vem à cabeça o dia-a-dia do sedutor, ou melhor, o sedutor no dia-a-dia. Ela tem razão.
Sedução: Atração, encanto, fascínio. Está no Aurélio.
A televisão, a mídia, a publicidade invade todos os espaços, buscando atrair (ou trair?) os consumidores de todas as idades com o marketing da magia e do encantamento do cliente. Atração é sedução ?
O Papa João Paulo II, o João de Deus, peregrinando pelo mundo afora conquistou devotos e não devotos. O Papa morreu. Viva o Papa! A platéia irrompe em aplausos. O mito seduz até na morte. Sedução fatal.
O torcedor tricolor cantou a música do Papa em ritmo de carioca na decisão do campeonato. O artilheiro, após o gol, corre enlouquecido para a torcida, solta beijinho, bate no peito e depois dois, três, cinco jogadores caem e rolam abraçados, enquanto a torcida pula, vibra, beija a bandeira do clube e grita gol. Totalmente seduzida pela paixão ensandecida. Paixão ou sedução ?
A gatinha Pink deita e rola no sofá. De preguiça. Escorrega lentamente da cadeira e se estatela no chão. De sono. Brincando, primeiro conquistou Pedro Henrique, depois Camila e o resto da família. Sedução animal.
Os choros incontidos do recém-nascido, seguido de sorrisos acordam os pais, não importa se marinheiros de primeira viagem, para ganhar beijos carinhosos da mãe que vela o seu sono a noite inteira. Inocente sedução.
O enamorado busca as palavras exatas para conquistar a amada que retribui na mesma moeda valorizando todos os seus encantos. Encanto seduzido. Ou foi sedutor o encanto?
O jovem imberbe sonha acordado com o flerte (versão romântica do quase namoro), lembrando do olhar (de cima para baixo) sobre os seios sufocados na blusa e o roçar na perna da madura senhora, sentada na cadeira que sempre lhe cede (ou guarda?) diariamente no ônibus. Ardente paixão.
Atração, encanto e fascínio. Sedução.
Quem seduz quem?
Meia hora de 20.04.2005 em Maceió.
Comentários