Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes entrega Comenda Breno Accioly ao professor e empresário José Pinto de Araújo

Cultura

Por José Malta Fontes Neto - jornalista MTE/AL 1740

Entrega aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Santana do Ipanema

A Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes – ASLCA em reunião ordinária outorgou ao professor e empresário José Pinto de Araújo a Comenda Breno Accioly, honraria instituída pelo sodalício a fim de condecorar pessoas que tenham ou prestem relevantes serviços nas áreas da cultura e da literatura de Santana do Ipanema.

A indicação da comenda foi feita pelo saudoso acadêmico Antônio Azevedo Filho reconhecendo os relevantes serviços prestados pelo homenageado nas áreas de empreendedorismo, educação e cultura foi aprovada por unanimidade pelos presentes àquela reunião, sem a necessidade de votação.

Essa honraria, que é exclusivamente destinada a pessoas como Sr. José Pinto, disse o presidente José Malta em seu pronunciamento, foi entregue em reunião festiva especial na última sexta-feira (05), no plenário da Câmara Municipal de Santana do Ipanema

Antes da formação da mesa de honra, o acadêmico Sílvio Nascimento Melo apresentou uma palestra com o tema: BRENO ACCIOLY: A TRAJETÓRIA DE UM CONTISTA.


Na sequência foi formada a mesa de honra composta pelo presidente da Academia Santanense de Letras Ciências e Artes o jornalista e escritor José Malta Fontes Neto, prefeita Christiane Bulhões Barros Melo Silva, vereador Moacir Júnior Alves Aquino - Presidente da Casa Legislativa Tácio Cagas Duarte, associada benemérita da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes Dra. Renilde Silva Bulhões Barro, Ivone Torres Azevedo, esposa do saudoso acadêmico Antônio Azevedo Filho, vice-prefeito Iury Pinto e Silva, representando os demais familiares do homenageado e Dr. José Carlos Malta Marques.

Seguindo o rito da solenidade após a formação da mesa o acadêmico Sílvio Nascimento Melo e a acadêmica Maria Aparecida Silva dos Santos fizeram as honras da academia conduzindo a um lugar de destaque o homenageado José Pinto de Araújo e sua esposa, professora Zélia Silva Araújo.

Antes da entrega da comenda, foi feita uma homenagem ao associado Antônio Azevedo Filho (in memoriam) com a entrega de uma placa contendo a Moção de Reconhecimento e Gratidão. As acadêmicas beneméritas Maria Verônica de Araújo e Renilde Silva Bulhões Barros entregaram a placa a senhora Ivone Torres Azevedo.


Em momento contínuo aconteceu a solenidade de entrega da comenda Breno Accioly, seguindo o rito próprio da ocasião. O presidente José Malta Fontes Neto entregou a medalha da comenda e o a senhora Ivone Torres Azevedo a placa ao homenageado, enquanto a prefeita Christiane Bulhões entregou um ramalhete de flores a sua tia e esposa do homenageado professora Zélia Silva Araújo.


Passando para os pronunciamentos usou inicialmente a esposa do acadêmico Antônio Azevedo Filho, Ivone Azevedo que agradeceu a homenagem prestada ao seu esposo e fez uma saudação especial ao professor José Pinto.

Sequenciado os pronunciamentos usou da palavra o grande homenageado da noite professor José Pinto de Araújo – Clique aqui e confira as palavras do homenageado.

Após a fala do professor José Pinto usaram da palavra os integrantes da mesa e todos foram unânimes nos parabéns ao homenageado, destacando a justiça da homenagem.

A prefeita Christiane Bulhões, assim como a sua mãe Renilde Bulhões fez um discurso emocionando, falando de peculiaridades familiares. Num discurso descontraído ela também fez menção as qualidades do homenageado, lembrando momentos especiais da sua vida em consonância com o professor José Pinto.

Finalizando os pronunciamentos e de forma institucional o presidente José Malta Fontes Neto destacou a importância do homenageado na vida social, cultura, educacional e do empreendedorismo. Falou do novo empreendimento do o professor José Pinto está fazendo em nossa cidade, no casarão que fora construído pelo Coronel Manoel Rodrigues da Rocha e onde nasceu o escritor Breno Accioly, que dá nome a comenda por ele recebida. Disse também da preservação a fachada do prédio e de uma sala especial para a memória. Finalizou agradecendo a Deus, inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas pelos momentos vividos e deu vivas à literatura, a cultura, a ciência e as artes, assim como vivas a Santana do Ipanema – terra dos Escritores. Clique Aqui e veja o discurso do presidente.

Após as formalidades protocolares o homenageado recebeu os cumprimentos dos presentes.

Comentários