Colunistas: PENSAMENTOS NEGATIVOS: podem gerar depressão

Saúde

Por Diógenes Pereira

A todo instante nós humanos formulamos pensamentos, estes podem ser POSITIVOS ou NEGATIVOS.
Compreender como funciona o processo neural é fundamental para entender como são gerados os pensamentos.
O cérebro humano é composto por mais de 80 milhões de neurônios, esses se comunicam e se conectam uns com os outros, essas conexões chamam-se SINAPSIS. Cada conexão sináptica é fruto de uma comunicação química que surge como impulsos neurais, que por sua vez, geram representações ou conteúdos derivados de algo real, de algo imaginário ou fictício.
Os pensamentos são gerados a partir de estímulos que chegam aos órgãos de sentido (visão, audição, olfato, paladar e tato), ou a partir de outros pensamentos e isso vai sendo acumulado na mente, cada ser humano tem em seus neurônios um tipo de biblioteca gigante de conceitos, resultado de todas situações vividas por ele ao longo da vida.
Nós só pensamos e conceituamos o que já conhecemos, e diante do que pensamos vem as emoções (raiva, serenidade, tristeza, alegria, vergonha, ciúmes, desinteresse, medo, coragem, desanimado, animado e etc.), as emoções serão proporcionais ao pensamento.
Tudo que nós pensamos pode ser construtivo ou destrutivo para nós mesmos, quando o pensamento é otimista nosso recipiente de emoções positivas transborda de conforto e ficamos mais resistentes para enfrentar os desafios do dia a dia. Quando o pensamento é pessimista nosso recipiente de emoções negativas transborda de desconforto, que sendo vivenciado de forma contínua gera sofrimento e sendo contínuo gera adoecimento.

Clique Aqui e veja o texto completo

Comentários