Painel apresenta dados da Covid-19 nas comunidades indígenas de Alagoas

Geral

Por Minne Santos

Plataforma desenvolvida pela Seplag está disponível no Alagoas em Dados

Quem quiser ter informações sobre a situação da Covid-19 nas comunidades indígenas de Alagoas pode ter acesso a diversos dados de forma rápida e customizada. É que o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), disponibiliza um painel que é inteiramente dedicado ao monitoramento do vírus nos territórios desse público em específico. Para conferir a plataforma, basta clicar aqui.

Desenvolvida pela Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), da Seplag, a ferramenta é atualizada diariamente com os dados que são repassados pelas equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

“Ao ter acesso ao dado, geolocalizamos a comunidade que o cidadão autodeclarou no momento em que foi à unidade de Saúde e transferimos para o território no mapa, gerando o dado final. Dessa forma, utilizamos a geotecnologia para aprimorar a informação, trazendo mais transparência sobre o assunto”, explica o gerente de Geoprocessamento da Seplag, Klebson Silva.

Com um layout intuitivo, o painel Covid-19 nas Comunidades Indígenas conta com o número de casos confirmados nos povos originários, o número de óbitos e ambos os dados por etnia, faixa etária e sexo. Além disso, a plataforma é interativa, ou seja, é possível aplicar filtros e visualizar, nos gráficos e mapas, apenas as informações que o cidadão deseja.

“Temos desenvolvido um trabalho focado na disseminação de dados tratados sobre o andamento do coronavírus aqui no estado e as comunidades indígenas também foram prioridade nesse cenário. A plataforma é muito importante porque apresenta informações oficiais e atualizadas que podem ser utilizadas por pesquisadores, jornalistas, e pela própria gestão pública, para frear o avanço da Covid-19 nesse público. É uma ferramenta de construção coletiva e que serve como base para a tomada de decisões”, pontua o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos.

Para conferir essas e outras plataformas de dados, acesse: dados.al.gov.br.

Comentários