CAFÉ, BEIJU E POESIA.

Fábio Campos

Acabei de começar mais uma crônica, nesta tarde aveludada de maio. Num instante descubro que dizer: “acabei de iniciar”, é expressão aceita, e tida como correta, na Língua portuguesa. Preciso dizer que, maio extrapola todas as perspectivas que cabem dentro de um mês. Maio é feito “As Crônicas de Narnia”, o filme. Tudo nele é especial, encantador, imprevisível, inesperado.

A nuvem que passa, é passageira, ligeira no céu se vai. Deixando o azul para trás, levando o branco da paz. Gosto de escrever como quem olha pro céu. As folhas no chão comentaram: pode vir chuva, ao cair da tarde, ao cair da noite. Ao cair da Madrugada, que caia! A xícara de café, solícita sobre a mesa. Solícita sem ser subserviente. Negro líquido ali contido. Porém dominante, não dominado. As mãos que colheram os grãos, que levaram pra torrefação, que tanto suaram, virou história. A liberdade tão esperada viria, num dia, igual ao que Nossa Senhora apareceu na cova da Iria, em Fátima - Portugal.

Maio é de todas as mães. É da Mãe de todos: Nossa Senhora. Maio é “Zea may”, nome científico de milho. O beiju branquinho, com coco, vestido de moça. Mandioca peneirada, pelo fogo abraçada, e beijada. Se desintegrando, se unindo, se bendizendo. Relógio de Salvador Dali, queijo de qualho derretendo.

Café da tarde com beiju, e poesia: “(DAS ELISABETHIANAS) OFERENDA Peço emprestado um pedaço de manhã/ A esta ave que me anuncia o dia/ Com ele acordarei as flores/ Que inda dormem em teu jardim/ Amada minha. Com elas tecerei uma guirlanda/ Para ofertar-te feito pura poesia. Espero que a recebas com alegria/ A mesma alegria que me davas/ Quando viva inda eras/ Fugaz e terna companhia. Sei que muito mais é o que mereces/ Esse não o dou é por não possuí-lo/ (E não por vontade minha). E se a ave atender o meu pedido/ Pedirei ainda uma nuvem mínima/ Roubada do que ela anuncia/ E assim tornarei macio o dia/ Em troca dessa noite Escura e fria. Autor: José Geraldo Marques”.

Breve parágrafo sobre papas. São João Paulo II nasceu em 18 de maio de 1920. Carol Woijtyla (nome de batismo), era polonês. Papa Francisco [Jorge Mario Bergoglio] no último 21 de abril, subiu aos aposentos celestes. Aliás, aposentos significam dependências, e dá origem a palavra aposentadoria. O papa Leão XIV, sobe ao pontificado em 08 de maio de 2025. Seu nome de batismo Robert Prevost. O termo “Prevot” na grafia original, do francês, significa: oficial ou magistrado do antigo regime francês. Pontificado vem de “ponte”, e “Sumo Pontífice” tem a ver com “construtor de pontes”.

Os Filhos das Mães façam neste domingo, o que um bom filho, e filha deve fazer no dia dela: presenteie-as. Se longe estiver, ao menos ligue, mande mensagem, façam-se presentes! Talvez seja isso que mais a faça feliz! A ideia de se comemorar o dia das mães no segundo domingo de maio, partiu de uma norte-americana chamada Anna Jarvis em 1908, na Virginia Ocidental. Ela escolheu este dia porque homenageava sua mãe, falecida naquela data. A história conta que a mesma detestava a ideia que o “Mothers Day” se torna-se puramente comercial. Como podemos ver, mais de um século se passou e infelizmente a data se tornou um pool pra o comércio.

De repente, encontrei no Instagram: “Tudo que vicia começa com a letra “C”. Resolvemos trazer pra dentro da nossa crônica, que começa com “c”, a tal crônica [uma compilação, pra não viciar muito!]
“Refleti sobre todos os vícios que corrompem a humanidade. Pensei, pensei e, de repente, um insight: tudo que vicia começa com a letra C. Inicialmente, lembrei do cigarro que causa mais dependência que muita droga pesada. Depois lembrei da cocaína, crack e maconha. Vale lembrar que a maconha é apenas apelido da Cannabis sativa, que também começa com cê. Entre as bebidas super populares há a cachaça, a cerveja e o café. Os gaúchos não deixam de tomar seu chimarrão, que também começa? Com a letra c. Por que a Coca-Cola vicia e a Pepsi não? Tendo fórmulas e sabores praticamente idênticos? É que a Coca tem logo dois cês no nome, enquanto a Pepsi não tem nenhum. E o computador, o chocolate. Estes dispensam comentários. Alimentos carregados com sal e açúcar são viciantes. Vale lembrar que Sal é Cloreto de Sódio e açúcar é extraído da cana! Algumas músicas causam dependência. Recentemente testemunhei a popularização de uma droga chamada: “créeeeeeu”. Ficou todo mundo viciadinho, principalmente quando o ritmo atingia a velocidade? Cinco. Nesta altura você pode estar pensando sexo vicia e não começa com a letra C. Na verdade o que vicia é o ato sexual, e este é denominado coito. Mas atenção, nem tudo que vicia começa com CE. Se fosse assim, estaríamos salvos pois a humanidade seira viciada em Cultura. Autor: Luiz Fernando Veríssimo.” By revide.com.br

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR
UM AÇOUGUEIRO EXIBINDO UM BELO PEDAÇO DE CARNE
-Tá vendo essa costela! Dá pra cinco pessoas sem problema!
- Ah! Moço, não vou Levar Não!
-Por quê?
-Lá em casa não vou conseguir 5 pessoas Sem Problemas!
A MULHER PERGUNTA PRO MARIDO
-Ô Zé! O que dói mais: um Chute no Saco ou Parir uma criança?
-Ora! Dói mais um Chute no Saco!
-E por quê?
-Já viu alguém querer levar outro?

Professor Raymundo e seu Baltazar da Rocha:
-Seu BALTAZAR sabemos que na natureza há, os ANIMAIS que se alimentam de CARNE são chamados de CARNÍVOROS. E os que se alimentam de ERVAS como se Chamam?
-MACONHEIROS.

Fabio Campos, 10 de maio de 2025.






Comentários