Para um atendimento eficaz, célere, e que siga as orientações contidas no Estatuto do Idoso, o Ministério Público de Alagoas (MPAL) via 2ª Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema , reuniu-se, na sexta-feira (16) , com integrantes da Rede de Proteção à Pessoa Idosa para reforçar a importância do trabalho coletivo em relação ao protocolo de acolhimento na Instituição de Longa Permanência (ILPI) Casa Lar São Vicente instalada naquele município.
Promotor de Justiça, Dr. Alex Almeida, titular da 2ª Promotoria de Justiça, esteve reunido com todos integrantes da rede de proteção à pessoa idosa para atualizar o protocolo
“O foco da nossa pauta foi ressaltar que o trabalho coletivo traz resultados mais eficazes e que precisamos colocar em prática o entendimento de que somar é mais vantajoso. Então, o propósito foi a adequação e atualização do protocolo de acolhimento e, ou atendimento às pessoas idosas da ILP São Vicente, perante a realidade local”, destaca.
O membro do MPAL esclareceu que se cada órgão individualizar as ações, dificilmente lograrão êxito e os idosos serão prejudicados.
“Conversei com toda a rede mostrando que há a necessidade de adequarmos o protocolo para integrar a atuação de toda rede, evitando que ele fique vinculado à ação individualista de cada órgão, o que dificulta a comunicação, bem como uma resposta mais ágil e efetiva”.
Por fim, o promotor afirma que, após as tratativas, houve alinhamento em relação ao acompanhamento integrado de toda rede e condicionalidades para o acolhimento seguro, o que, para ele “acarreta uma maior atenção à pessoa idosa e resguarda a atuação da equipe acolhedora responsável”.
Na reunião, estiveram presentes representantes da Instituição Casa Lar São Vicente, do Creas, psicólogas, assistentes sociais, equipe da Secretaria de Saúde, além do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

Comentários