Estrada Real, Caminho Velho - 880 km a cavalo. De Paraty RJ, a Diamantina MG

Literatura

Por Mozart Brandão Barros

Com muitas histórias para contar, o Caminho Velho foi ,há mais de trezentos anos ,a primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa para o tráfego entre o litoral fluminense e a região mineradora. Tudo nos lombos de mulas e burros.

Caminhos percorridos pelos tropeiros do Brasil colônia. Tropas de mais de 200 burros desciam para o litoral do Rio de Janeiro com pedras preciosas e ouro. Voltavam com mantimentos, tecidos, Cachaça, etc , para a população das Minas Gerais.

Hoje em dia, existem muitas localidades com a cultura típica das regiões do Brasil, consequência do combinado das raízes indígenas, africanas e europeias.

A Estrada Real é a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje ela resgata as tradições do percurso ,valorizando a identidade e as belezas da região. (Copilado do Instituto Estrada Real).

Percorrer a Estrada Real a cavalo é um fascínio e deslumbramento único, é viver e fazer história. É voltar ao passado de lutas, guerra civil e escravatura. Tempo de muito ouro e pedras preciosas , contrabando , fugas e mortes. É conhecer as obras de Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. É mergulhar na história do tropeiro , dentista, minerador, comerciante, militar e ativista político Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Clique Aqui e veja a crônica completa

Comentários