Escola de Poço das Trincheiras realiza Projeto: UMA VIAGEM AO INCRÍVEL MUNDO DA LEITURA

Educação

Por Redação

Participaram da culminância do projeto, como convidados, o escritor e jornalista José Malta e a escritora Aparecida Santos

Os contos clássicos da literatura infantojuvenil apresentam histórias que, na maioria, são contadas desde a Idade Média. Todos trazem uma lição de vida ou abordam situações vividas naquele tempo.
São leituras prazerosas que devem estar presentes nas atividades escolares, pois, contribuem para a preservação da memória cultural.

Com base nesse princípio, a Escola Municipal de Educação Básica São Joaquim. Localizada no Povoado Tapuio, zona rural do município de Poço das Trincheiras, realizou no dia 28/11/2023 o PROJETO: UMA VIAGEM AO INCRÍVEL MUNDO DA LEITURA.

A coordenação do projeto incentivou ao corpo docente e discente da instituição a se envolverem na construção do projeto.

Foram instaladas salas temáticas com os trabalhos dos alunos que trabalharam o tema leitura, com exposições diversas. As pessoas puderam visitar essas salas e verificaram incríveis produções de temas diversos trabalhados em sala de aula.

No pátio da escola, aconteceram apresentações dos alunos com a seguinte ordem e temas:
Creche: O bebê da cabeça aos pés
Pré escolar I: Folclóricas de brincar
Pré escolar II: Bruna e a galinha de Angola
1º ano: Cachinhos Dourados
2° ano: A Bela e a Fera
3° ano: Chapeuzinho Vermelho
4° ano: Menina Bonita do Laço de Fita
5° ano: Escritores Infantis
6° ano: O Pequeno Príncipe
7° ano: O Mágico de Oz
8° ano: Memórias da Emília
9° ano: A Megera Domada
EJA: João e o Pé de Feijão

Após as apresentações, como convidados especiais o escritor e jornalista José Malta Fontes neto e a escritora Maria Aparecida Silva dos Santos fizeram uma participação especial.


O jornalista e escritor José Malta que é presidente da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes – ASLCA e diretor da SWA Instituto Editora fez uma fala simples, mas destacando o valor da leitura e principalmente a grandiosidade do projeto em valorizar e incentivar aos alunos para o despertar da leitura prazerosa, assim como o destaque para os clássicos apresentados no projeto. Aproveitou o ensejo para distribuir livros , como sempre faz em projetos como esse.

A escritora Aparecida Santos, que também a acadêmica da ASLCA realizou uma palestra sobre a importância da leitura e leu uma de suas fábulas, O CRAVO E A ROSA, constante no seu livro CONFABULANDO - 2ª edição ( SWA Instituto Editora , 2015). Utilizou de suas expertises envolvendo os alunos momento rico de cores. A música não foi esquecida nessa apresentação.

A secretária municipal de Educação de Poço das Trincheira Cláudia Leal e integrantes de sua equipe participaram das atividades. Cláudia fez uma fala no encerramento das apresentações, parabenizou a todos envolvidos no projeto e se colocando sempre a disposição da escola para momentos como esse.

Organizadores do Evento Projeto de Leitura:
Diretor: Vandresson Alan Pereira Alves e Aderlane
Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil - Maria Almira Lima Alves
Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais - Rita de Cássia Serafim dos Santos
Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais - Analynne Alves Wanderley.

Comentários