É falso o áudio que diz que Santana tem um caso de coronavírus

Saúde

Por ASCOM Santana do Ipanema

Esses boatos visam causar pânico nas pessoas

A Prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que o município não tem caso suspeito nem confirmado de coronavírus (COVID-19). Circula nas redes sociais que “foi confirmado um caso em Santana do Ipanema”.

A notícia é mentirosa e mal intencionada e tem apenas a intenção de causar pânico e preocupação na população. A velocidade da dispersão de informações equivocadas e sem comprovação científica sobre o vírus preocupa. A Prefeitura pede apoio a todos no combate a disseminação de notícias falsas que circulam na internet sobre o novo coronavírus.

A Secretaria de Saúde informa aos munícipes que todas as Unidades de Saúde irão notificar os casso suspeitos de síndrome gripal. As informações oficiais a respeito de casos serão emitidos pela Secretaria de Saúde.

As equipes estão atentas a munícipes ou pessoas em permanência no município oriundas de epicentros da Covid-19, inclusive os nacionais, a exemplo do eixo Rio-São Paulo. Profissionais da saúde estão averiguando sintomatologia da doença e a devida adoção dos procedimentos necessários.

Para prevenir o novo coronavírus, o Ministério da Saúde recomenda:

- lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;

- evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- evitar contato próximo com pessoas doentes;

- ficar em casa quando estiver doente;

- usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;

- não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;

- limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Outros cuidados importantes são manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

Comentários