Grupo de Maculelê de Santana do Ipanema de apresenta na Serra da Barriga no Dia da Consciência Negra

Cultura

Por José Malta Fontes Neto-Jornalista MTE/AL 1740

Momento da Apresentação do Maculelê na Serra da Barriga

Um grupo de Maculelê formado por integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, mantido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social se apresentou na última quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, na Serra da Barriga no município de União dos Palmares.

A visita dos santanenses, remanescentes de quilombolas, à Serra da Barriga contou com total apoio do prefeito Isnaldo Bulhões, como também da secretária municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social Maria Verônica de Araújo.

A equipe de apoio aos integrantes do grupo foi formada por Rosângela (Apoio do núcleo do SCFV do Baixio do Tamanduá), Luiz Antônio (professor de Capoeira e Maculelê), José Malta e Marcos Antônio (facilitadores do CRAS). Também uma integrante da comunidade, mãe de alunos deu apoio .

Acompanharam a caravana os integrantes da Alumiar – Cia de Arte e Cultura poeta, teatrólogo Silvano Gabriel Pereira de Barros dos Santos e Daniel Soares de Melo.

O GRUPO DE Santana do Ipanema bem representou o município, chamando atenção da grande massa que visitou a Serra da Barriga. Os responsáveis concederam entrevistas para as rádios presentes, inclusive uma de âmbito nacional. Muitas pessoas pediram registros fotográficos com os meninos.

O Maculelê do Baixio do Tamanduá fez uma bela apresentação no palco principal da solenidade em honra a Zumbi dos Palmares, fechando com chave de ouro a parte formal da festa que contou com a presença do prefeito de União dos Palmares e do vice-governador do Estado de Alagoas e governador em exercício Luciano Barbosa.

No palco principal o grupo fez uma bela apresentação, encerrando o momento formal da solenidade.


Após a apresentação aconteceu uma visita aos principais pontos do antigo Quilombo dos Palmares, ponto de grande referência histórica de lutas pelo feito heroico do Zumbi dos Palmares.

Numa das visitas, próximo ao lago sagrado, onde a história diz que Zumbi morreu, integrantes do grupo de Santana do Ipanema participaram de uma roda de Capoeira.

Comentários