Projeto Santana Aqui é Meu Lugar: literatura, diversão; um dia de lazer para as idosas do CRAS

Assistência Social

Por Isis Malta - Jornalista

Visando ampliar as ações do Projeto Santana Aqui é Meu Lugar, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, aconteceu na última sexta-feira (31) um dia especial para o grupo de idosas assistidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Sita Aquino Gomes.

As atividades do dia iniciaram com um café da manhã na sede do CRAS e logo em seguida os participantes foram conduzidos para a Chácara da Família Nobre.

Como primeira tarefa, o facilitador social, jornalista e escritor José Malta Fontes coordenou um momento de leitura que teve como base o livro O Sonho de Alice, da escritora Lúcia Nobre. A obra está sendo lida pelas idosas e discutida nos encontros regulares do projeto, cuja culminância será uma roda de conversas com a escritora no I Festival Cultural do Sertão de Alagoas.

A roda de leitura aconteceu embaixo de um belíssimo umbuzeiro, já utilizado em outras oportunidades por José Malta nas atividades do Circulo de Leitura no Sertão, com os alunos da rede pública municipal de Santana do Ipanema. Os momentos são sempre iniciados com um grande abraço ao umbuzeiro – árvore sagrada. Quem também participou do momento foi o empresário e escritor Bartolomeu Barros.

Após as leituras chegou a vez do lazer e as participantes puderam realizar o desejo de cair na piscina.

A festa contou com a presença das secretárias municipais Vera Araújo (Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social) e Andréa Brandão (Educação, Cultura, Esportes, Turismo, Ciência, Tecnologia e Inovação).

A equipe do CRAS, sob o comando das coordenadoras Angélica Melo e Gabriela Rocha se empenharam em fazer um almoço especial.

“É muito bom ver a alegria e energia dessas meninas, que os cabelos esbranqueceram mas a alma continua jovem. Não vejo reclamações, pelo contrário, a cada encontro saio fortalecido com as lições de vida que recebo. Eu fico com a pureza da resposta das crianças É a vida, é bonita e é bonita (Gonzaguinha)

José Malta Fontes Neto - Jornalista/Escritor/Facilitador Social

Comentários