IMA realiza audiência pública em Santana do Ipanema para apresentar a proposta de criação da APA da Serra da Caiçara

Meio Ambiente

Por José Malta Fontes Neto/Jornalista MTE/AL 1740

Na última quarta-feira (30) técnicos do Institto do Meio Ambiente – IMA estiveram em Santana do Ipanema para apresentarem a proposta de criação da Área de Proteção Ambiental da Serra da Caiçara.

Thalyta Ameida (flora), Alex Nazário (gestão da Unidade de Conservação), Marcos Dubeax (flora) Daniel Nivaldo (geoprocessamento) e Karla Mendonça (mediadora e chefe da APA de Santa Rita) conduziram a quinta e ultima audiência em Santana do Ipanema.

Na plenária, diversos representantes como Jorge Santana, secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Ariselmo de Melo, presidente da Associação Guardiões do Rio Ipanema – AGRIPA; representantes do IFAL, UFAL dentre outros.

Após as explanações dos técnicos aconteceu um momento aberto a perguntas e ou sugestões a proposta.

Os objetivos da audiência foi mostrar a sociedade santanense a proposta de criação da APA, cuja síntese apresentamos a seguir. Santana do Ipanema foi o quinto município. Ja foram feitas audiências em Maravilha, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Canapi. Na audiência a sociedade pode tirar dúvidas, opinar sobre todos os aspectos apresentados, inclusive modificar se for preciso.

Nos próximos passos os dados obtidos nas audiências serão compilados, desde a lista de presenças até a construção e elaboração das atas, a proposta vai ser reformulada mediante as contribuições que os municípios deram. A proposta final será submetida ao jurídico do IMA. Sequenciando será apresentada ao Governo do Estado, depois das eleições. Segundo a mediadora Karla Mendonça até dezembro disponibilizada a proposta final para a sociedade e feita a publicação da criação da APA através de decreto.

PROPOSTA DE CRIAÇÃO

O IMA, através da sua Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação está dando continuidade a proposta de criação de mais uma unidade de conservação no estado de Alagoas, totalmente inserida no Bioma Caatinga. A Área de Proteção Ambiental da Serra da Caiçara localizada na mesorregião do sertão alagoano e inserida na microrregião de Santana do Ipanema, com uma área total de 89.904,32 hectares, abrangendo parcialmente 5 municípios situados no sertão alagoano: Canapi, Maravilha, Ouro Branco, Poço das Trincheiras e Santana do Ipanema.

A unidade proposta tem como justificativas a necessidade de proteção de áreas que detém sítios arqueológicos e paleontológicos localizados na mesorregião do sertão alagoano e inseridos na Microrregião de Santana do Ipanema. Além disso, a proteção de remanescentes de vegetação nativa, áreas serranas vegetadas, detentoras de alta capacidade de retenção hídrica, sendo vitais para o fornecimento de água na região, bem como apoio e orientação ao sertanejo no que se refere ao uso do solo de forma sustentável e ambientalmente correta.

O nome da Unidade proposta apresenta a Serra da Caiçara, que é a maior elevação existente na microrregião de Santana do Ipanema, de onde é possível ser vista em grande parte da planície sertaneja alagoana. Daí o seu simbolismo e referência para o nome da APA, que dentre outros objetivos, irá ressaltar a necessidade de proteção, estudos e conhecimento dos aspectos históricos da região, com destaque para as descobertas da fauna pré-histórica, o que poderá se consolidar como um importante atrativo turístico.

A importância da proteção da serra é alta para a conservação da biodiversidade regional, devido a existência de áreas úmidas que caracterizam brejos de altitude. Além do fornecimento de água para a cidade de Maravilha e propriedades existentes nela e vizinhança. Infelizmente, a interferência humana vem degradando de forma agressiva e abrangente a serra através de queimadas e desmatamento para a implantação de pasto e culturas, além da edificação de casas e sítios. Esse tipo de interferência sem o devido acompanhamento pode comprometer diversas áreas de refúgio de animais na serra, empobrecer o solo e causar processos erosivos.

Por esses motivos, a proposta de criação da APA contempla também a proposição de meios de convivência entre o homem e o ambiente de forma sustentada, disciplinar aspectos do uso do solo que atualmente se apresentam degradantes e proporcionar alternativas ecologicamente corretas para atividades que muitas vezes podem ser negativas ao meio ambiente.

Fonte: http://www.ima.al.gov.br/unidades-de-conservacao/proposta-de-criacao-da-apa-da-serra-da-caicara/

Comentários