Madeiras nobres como a imburana e o mulungu são utilizadas pelos escultores de Pão de Açúcar e de outros municípios que estão às margens do rio São Francisco, no alto Sertão. Mestres artesãos, como Aberaldo Sandes, morador do povoado Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, atualmente participam de dois projetos do museu Coleção Karandash de Arte Contemporânea: as oficinas de bordado e escultura ?Ampliando Saberes? (que acontece nos municípios de Pão de Açúcar e Piranhas) e a ação interativa do ?Encontro de Mestres?, reunindo artistas populares dos municípios de Pão de Açúcar, Belo Monte e Batalha.
?A ideia de nos reunirmos para trocar informações é muito interessante?, diz Aberaldo Sandes, encerrando esta semana as oficinas do ?Ampliando Saberes?, projeto realizado pelo braço sertanejo da Coleção Karandash, o barco museu No Balanço das Águas, patrocinado pelo edital da Caixa ?Patrimônio Cultural Brasileiro?.
?Eu e meu irmão, Antônio Sandes, e também o Petrônio Farias no assentamento Riacho Grande, ficamos bastante motivados com a participação das crianças e dos jovens nessa iniciativa de Maria Amélia e Dalton?, diz Sandes. Explicando: os artistas visuais Maria Amélia Vieira e Dalton Costa, proprietários da galeria e do museu Karandash, em Maceió, pilotam desde o ano de 2008 esses projetos de arte-educativa no Sertão, em cidades e povoados ribeirinhos.
?Trabalho com esses projetos desde o início?, conta o escultor de Pão de Açúcar, pródigo na criação de esculturas em mulungu e imburana (noivos e padres casamenteiros, pássaros, bichos e criaturas fantásticas imaginadas por ele). ?Na semana passada, eu precisei viajar a Maceió e meus alunos ficaram aqui trabalhando. Eles têm muito interesse, estudam à tarde e, de manhã, vêm trabalhar comigo.?
A meninada está na faixa etária de dez a 15 anos. ?São dez ou 12 crianças e jovens. Alguns faltam, mas sempre voltam?, contabiliza o mestre monitor de uma das oficinas do projeto ?Ampliando Saberes? na Ilha do Ferro.
?Depois que encerrar o projeto, escolherei cinco meninos para continuar trabalhando comigo um dia por semana. É o mínimo que espero contar. Desses dez alunos, cinco podem desenvolver bastante esse trabalho que estão fazendo aqui comigo.?
De acordo com Sandes, os jovens que continuarem a estudar com ele a arte de esculpir em madeira, não terão nenhuma despesa. ?Vou comprar material para isso. Não são todos que têm mesmo a vocação. Mas alguns já estão bem encaminhados, pintando, fazendo suas próprias criações. As meninas não têm muita habilidade com o facão e o machado ? então ficam mais na parte de lixar a madeira e pintar. Em janeiro, tem a Feira dos Municípios em Maceió e pretendo levar um deles.?
Com essa produção que se iniciou no final de março, os meninos e adolescentes já colecionam ?umas 50 peças?. ?Apareceram visitantes aqui na Ilha do Ferro, que acharam bonito o trabalho deles e queriam comprar. E eles doidos para vender. Mas estamos guardando os objetos para a exposição de encerramento das oficinas no final do mês.?
Dia 30, sábado, todos esses trabalhos de escultura realizados pela garotada da Ilha do Ferro (além dos bordados produzidos no povoado de Entremontes, em Piranhas) serão expostos no próprio barco museu No Balanço das Águas, navegando pelo rio São Francisco.
Entre os dias 3 e 7 de junho, os escultores do outro projeto da Coleção Karandash, o ?Encontro de Mestres? ? financiado pelo edital da Caixa ?Apoio ao Artesanato Brasileiro?, com apoio do Sebrae-AL ?, estarão reunidos no povoado Ilha do Ferro, na chamada ?Boca do Vento?, espaço criado pelo icônico escultor daquela região, Fernando Rodrigues (1928-2009), pioneiro das artes escultóricas de Pão de Açúcar.
Da Ilha do Ferro, além de Aberaldo e Antônio Sandes, participarão do encontro os escultores Petrônio Farias, Valmir Lima, Vandinho, Zé de Tertulina e Toinho. Clemilton vem do povoado Mato da Onça e Jasson da zona rural de Belo Monte. A ação de arte educativa contará, também, com o talento de Chico Cigano, do município de Batalha.
Mestres populares revelam a arte da escultura em madeira aos meninos e meninas de Pão de Açúcar
CulturaPor Jorge Barboza 24/05/2015 - 21h 11min Assessoria ( Pablo de Luca)

Carranca do Véio, Maria Amélia
Legenda das Fotos:
01 ? Aprendendo a escupir
02 ? cabeças de Aberaldo Foto Jorge Barboza
03 ? Carranca do Véio, Maria Amélia ? Foto Pablo de Luca
04 ? Criança e a cobra de madeira
05 ? Criança esculpindo
06 ? Criança esculpindo
07 - Crianças e objetos
08 - Crianças mostram trabalhos
09 - Dalton, Aberaldo e Maria Amélia Foto Jorge Barboza
10 - Jovens, crianças e adultos
11 - Maria Amélia com as crianças na boca do vento2 Foto Jorge Barboza
12 - Moça na oficina
13 - Moça trabalhando na oficina
14 - O barco
15 - O barco 3
16 - O barco 4
17 ? O escultor e artesão Aberaldo Sandes Foto Jorge Barboza
18 - Objetos
19 - Objetos das oficinas
20 - Oficina ampliando saberes
21 - Oficina de petrônio
22 - Toda a produção
23 - Todo mundo trabalhando na oficina
24 - Valmir Lima em seu banco na boca do vento Foto Jorge Barboza
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