A rede social WhatsApp, esteve em evidência na prática pedagógica da docente Jarina Soares Farias, e no processo de aprendizagem dos alunos do 9º Ano ?A? do Colégio Divino Mestre na área de conhecimento de Arte.
Segundo a professora, a ideia partiu da aula assistida no curso de Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica, com o uso das TIC, pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL.
A disciplina Estratégias Didáticas com o uso de Redes Sociais, ministrada pelo professor Sandney Farias da Cunha, instigou a docente a planejar suas aulas durante cinco dias (período de 6 a 10 de abril) utilizando o aplicativoWhatsApp. O Coordenador Pedagógico do Colégio Divino Mestre Petrúcio Rodrigues Machado e a Tutora online do curso de especialização Thâmara Lima Brandão Carnaúba, participaram do grupo acompanhando o desenvolvimento das discussões dos educandos pelo aplicativo.
Em primeiro momento a docente convidou os educandos a participarem desta nova experiência, explicou as estratégias metodológicas e os objetivos a serem alcançados. Criado o grupo, iniciaram-se os estudos. O questionamento: Grafite: cultura urbana ou marginalidade? Foi ponto de partida para novos saberes num viés online.
Neste contexto, o ensino e aprendizagem de Arte se deram diante as temáticas: grafite uma intervenção urbana; conceituação sobre grafite e pichação; percepção artística; o grafite como uma manifestação social e política; o hip hop e o grafite; comunicação escrita e verbal na arte; murais e painéis; discussão diante a matéria: Acompanhado dos pais, adolescente admite pichação de prédios históricos em Alagoas; análise de obras em grafite, escultura e arquitetura; famosos grafiteiros brasileiros; arquitetura ambiental; Instalação e Interferência na arte e estátua Viva e Land Art.
O aplicativo de comunicação WhatsApp permitiu troca de mensagens de texto, imagens, sons e vídeos. Este aplicativo foi um recurso didático metodológico que se tornou viável para o processo de ensino e aprendizagem, na medida em que possibilitou a ação comunicativa entre os educandos, e educandos com a docente. Este ambiente de aprendizagem estimulou a aproximação dos educandos com os conteúdos da Arte.
A docente considerou o aplicativo WhatsApp, como uma alternativa inovadora para o ensino e aprendizagem. Para ela, a experiência foi desafiadora, onde o conhecimento fugiu do tradicionalismo, aluno e professor conectados online, interagiram e socializaram em clima de colaboração no processo de aprendizagem. Os resultados forampositivos, observou-se a desenvoltura dos alunos diante as temáticas, o respeito às concordâncias e discordâncias de opiniões, utilizaram um vocabulário considerado formal, propuseram conhecimentos próprio sobre arte, reconheceram sua capacidade de pesquisa, mostraram-se motivados e dinâmicos.
A docente pretende reaplicar este modelo de aprendizagem, abordando novos assuntos e abrangendo outros públicos-alvo, ou seja, outras turmas.
________________________________________________________
* Psicopedagoga e Professora de Artes da Rede Municipal de Santana do Ipanema-AL.
As TDIC no processo de ensino e aprendizagem: o ensino de arte e o desafio da prática na rede social whatsapp
Geralwww.santanaoxente.net - com Jarina Farias* 24/05/2015 - 21h 35min Reprodução Facebook

Professora Jarina Farias e alunos do Colégio Divino Mestre
Comentários