INTERCOM celebra o septuagenário do seu fundador, promovendo o balanço crítico da obra do mestre radicado em São Paulo
No dia 15 de junho de 2013 (sábado), a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação ? INTERCOM ? realizou ato público destinado a celebrar os 70 anos de nascimento do Prof. Dr. José Marques de Melo, seu fundador. Além de inaugurar uma exposição de cartazes e diplomas sobre a trajetória do homenageado, vai lançar uma obra em dois volumes JMM, Fortuna Crítica (v. 1 ? Jornalismo e Midiologia, v. 2 ? Teoria e Pedagogia da Comunicação).
O evento foi realizado no Centro Cultural Marques de Melo, construído pela entidade na Rua Joaquim Antunes, 711 ? bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo, no período das 9 às 12 horas da manhã.
A INTERCOM é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, cujo corpo social é constituído por cerca de dois mil pesquisadores espalhados pelo território nacional. A entidade realiza anualmente 6 congressos acadêmicos, sendo um de caráter nacional (este ano sediado em Manaus, Amazonas) e cinco regionais, que em 2013 foram acolhidos pelas cidades de Ouro Preto (MG), Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Manaus (AM) e Santa Cruz do Sul (RS). Informações: www.intercom.org.br
O homenageado é o escritor alagoano José Marques de Melo, que fundou a INTERCOM, em 1977, publicando uma obra relevante que abrange temas de comunicação, política e cultura, estimada em mais de uma centena de livros editados no país e no exterior. Seu mais recente lançamento é a coletânea Alagoas na idade mídia (Maceió, Viva, 2013), dando prosseguimento à série alagoana iniciada com o opúsculo Pensamento Comunicacional Alagoano (2003), continuando com Vestígios da Travessia (2009) e Sertão Glocal (2010).
Os organizadores da antologia antes referida - Iury Parente Aragão, Sônia Jaconi e Osvando J. de Morais - divulgaram em São Paulo os textos a seguir transcritos.
Para ler e conhecer
a Fortuna Crítica de JMM
No panorama comunicacional brasileiro faltava uma obra de perfil metalingüístico que abarcasse referências críticas sobre o pensamento produzido nesse campo. Essa ausência pode ofuscar detalhes de uma história que, frequentemente, se apresenta fragmentada a professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de comunicação.
A iniciativa da INTERCOM de inventariar a produção acadêmica é um projeto ousado e inovador. Primeiro, porque a tarefa requer o levantamento completo das produções de um pesquisador que, há 50 anos, produz e dissemina estudos sobre a história, a teoria, os pensadores e os rumos da comunicação. Depois, porque é uma empreitada que sugere o envolvimento de muitos colaboradores, artimanha possível somente a alguém que construiu uma ampla rede de contatos, no cenário nacional e internacional, como é o caso de Marques de Melo, dispostos a debruçar sobre esses textos, para análise crítica.
As obras de Marques de Melo, sejam publicadas como organizador ou autor, são referências nos cursos de comunicação do país, principalmente no de jornalismo. Muitas já passaram pelo crivo das análises críticas. Um exemplo é a tese de livre-docência do professor, defendida em 1983, que aparece publicada em 2003 com o título ?Jornalismo Opinativo?, até hoje uma das principais obras citadas nos cursos de jornalismo do país.
No entanto, a novidade da série Fortuna Crítica está em reunir textos que, não apenas comentam os próprios textos (por isso o perfil metalinguístico dessa organização), mas também a contribuição que o professor Marques de Melo oferece a esse campo, no papel de organizador e autor desses livros.
Esse é um projeto que favorece o encontro de gerações. De um lado, está aquela que já trilhou pelas veredas da comunicação e resolveu relatar suas experiências vividas como testemunha ocular e/ou expor suas reflexões e pesquisas sobre o campo comunicacional. Do outro, está a nova geração que resolve olhar para esses fatos e seus atores, na tentativa de compreender o status quo do campo e de vislumbrar seus rumos.
O projeto Fortuna Crítica já nasceu com o caráter de série, pois, diante da vasta contribuição intelectual do professor, formada ao longo de 50 anos, inviável seria reunir todas as análises críticas em um único livro.
O primeiro volume apresenta-se com 36 textos de autores que escreveram sobre determinada obra de José Marques de Melo, priorizando dois pontos: o conteúdo do livro e o perfil biográfico do autor.
Tal direcionamento foi almejando atingir, no final, textos que apontam a relevância da obra comentada para o campo da comunicação e, consequentemente, a contribuição de Marques de Melo para o avanço das pesquisas e para a formação de fontes de consulta, aos que delas desejam se servir.
Este volume está organizado por categorias e subcategorias definidas a partir dos memoriais de publicação do professor Marques de Melo. Dessa forma, os textos foram dispostos em duas seções, sendo elas: Jornalismo e Midiologia. Outras categorias (Teoria da Comunicação, Pedagogia da Comunicação e Folkcomunciação) aparecerão no segundo volume.
A relevância desta obra está na pluralidade dos comentários sobre os textos, seja sobre o tema ou sobre o perfil do autor, o que possibilita conhecimento simultâneo de ?vida e obra? aos leitores. Também se torna especial por ser o ?abre alas? da série, absorvendo a responsabilidade, não somente da boa apresentação, mas a de aguçar o leitor em esperar o porvir.
Então, esse projeto possui a característica do professor José Marques de Melo, que como um bandeirante, desbrava caminhos para aqueles que aspiram entender a formação histórica, taxionômica e da práxis da comunicação.
Vol. 1 - JORNALISMO E MIDIOLOGIA
SEÇÃO I ? JORNALISMO
1.1 - TEORIA
FUNDAMENTOS DE UMA TRAJETÓRIA - Sérgio Mattos (Salvador ? BA)
JORNALISMO E SENSACIONALISMO: VELHOS DILEMAS, NOVOS DEBATES - Clarissa Josgrilberg Pereira
(Dourados ? MS)
OS ESTUDOS DO JORNALISMO COMPARADO: DOS ENSAIOS ÀS PESQUISAS EMPÍRICAS - Giovandro Marcus Ferreira (Salvador ? BA)
IMPRENSA E DESENVOLVIMENTO EM TEMPO SOMBRIO - Jairo Faria Mendes (São João del Rey)
A IMPRENSA EM QUESTÃO RETRATADA NO NASCIMENTO DO LABJOR/UNICAMP: CENÁRIO DA MÍDIA NOS ANOS 1990 - Vera Regina Toledo Camargo (Campinas ?SP)
JORNAIS PAULISTAS NO FINAL DO SÉCULO XX - Aline Maria Grego Lins (Recife ? PE)
RECORTES E ITINERÁRIOS DO JORNALISMO BRASILEIRO - Sérgio Luiz Gadini (Ponta Grossa ? PR)
PERCURSO DA ATIVIDADE JORNALÍSTICA NO BRASIL - Elza Oliveira Filha (Curitiba ? PR)
PARA ALÉM DAS FORMAS E CONTEÚDOS - Ana Carolina Rocha Pessôa Temer (Goiania ? GO)
PARALELOS PARA PENSAR O FUTURO- Roseméri Laurindo (Blumenau ? SC)
1.2 - HISTÓRIA
VOCAÇÃO, IDEALISMO E SABEDORIA - Moacir Pereira
(Florianopolis ? SC)
40 ANOS DE LIDERANÇA NO GRUPO FOLHA - Elizete de Azevedo Kreutz (Ljeado ? RS)
DENSIDADE HISTÓRICA E ATUALIDADE ANALÍTICA - Marcos Paulo da Silva (Goiánia ? GO)
HOMENS QUE MARCARAM GRANDES ACONTECIMENTOS -Ana Regina Rêgo (Teresina ? PI)
UMA TRAVESSIA, UMA OBRA E OS VESTÍGIOS DE SUAS CIRCUNSTÂNCIAS - Marli dos Santos (São Bernardo do Campo ? SP)
DEMANDAS SOCIAIS DO JORNALISMO ? Tyciane Cronemberger Viana Vaz (Guarulhos ? SP)
1.3 - GÊNEROS
MEIO SÉCULO DE PESQUISA SOBRE REVISTAS SEMANAIS ILUSTRADAS - Monica Martinez (São Paulo ? SP)
A OPINIÃO NA FOLHA DE SÃO PAULO - Tancy Costa Mavignier (São Paulo ? SP)
REFLEXÕES SOBRE A OPINIÃO NO JORNALISMO BRASILEIRO - Samantha Castelo Branco (Teresina ? PI)
GÊNEROS OPINATIVOS NO JORNALISMO BRASILEIRO - Maria de Lourdes Crespan (São Paulo- SP)
DIAGNÓSTICO SOBRE OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS - Maria de Jesus Daiane Rufino Leal (Teresina ? PI)
SEÇÃO II ? MIDIOLOGIA
2.1. Sincrônica
GÊNERO LATINO-AMERICANO - Ofelia Elisa Torres Morales (Ponta Grossa ? PR)
ESTETOSCÓPIO COMUNICACIONAL - Arquimedes Pessoni (São Caetano do Sul ? SP)
NA TERRA DOS BANDEIRANTES - Marília Saveri (São Paulo ? SP)
UMA ANATOMIA DAS RELIGIÕES NO BRASIL - Sandra Pereira Tosta (Belo Horizonte ? MG)
2.2. Diacrônica
OLHARES PLURAIS - Severino Alves Lucena Filho e SuellyMaux (João Pessoa ? PB)
AS ORIGENS DA COMUNICAÇÃO PAULISTA - Gisely Valentim Vaz Coelho Hime (São Paulo ? SP)
O OLHAR INAUGURAL - Ana Silvia Lopes Davi Médola (Bauru ? SP)
DIÁLOGO POSSÍVEL - Fernando Oliveira Paulino (Brasília ? DF)
IDADE MÍDIA NAS ALAGOAS - Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros (Rio de Janeiro)
2.3. Comparada
UM FILÃO DE OURO PARA PESQUISA - Sonia M. Bibe Luyten (São Paulo ? SP)
CAMINHOS PERCORRIDOS - Maria Alice Campagnoli Otre
(Dourados ? MS)
UM GUIA PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - Aline Strelow (Porto Alegre ?RS)
SETE MULHERES DO CAMPO DA COMUNICAÇÃO: INSPIRADORAS DA SABEDORIA E DO CONHECIMENTO - Ivone de Lourdes Oliveira (Belo Horizonte ? MG)
O MAPA DA MÍDIA CIDADÃ - Cristina Schmidt (Mogidas Cruzes ? SP)
PARA ENTENDER O CARÁTER COMUNICACIONAL (E MULTICULTURAL ) IBERO-AMERICANO - Cosette Castro e Fernanda Andrade (Brasília ?DF)
SINAIS DA MATURIDADE: DIÁLOGO CONSTRUTIVO- Adriana Cristina Omena dos Santos; Gerson de Sousa; Mirna Tonus (Uberlandia - MG)
2. Arauto da comunicação nacional
Quando a obra Fortuna Crítica foi pensada, o cerne foi o registro dos comentários apreciativos sobre a produção intelectual de José Marques de Melo. De antemão, se sabia que um único volume não abarcaria toda a coletânea, oriunda da vasta literatura produzida por esse pesquisador. Essa clarividência foi denunciada nos primeiros diálogos sobre o projeto.
A intenção dos organizadores era, também, tornar prático, ao público interessado em conhecer as obras e o perfil desse pensador, o acesso à crítica de sua produção intelectual. Manusear uma obra volumosa e pesada, talvez dificultasse esse alcance.
Além dessa condição meramente física, também se pensou na organização da obra por seção de conhecimento, estratégia que, certamente, contribui para a condução do leitor aos escritos.
Os textos reunidos neste volume preservam o perfil daqueles que compõem o primeiro, ou seja, apresentam resenhas dos livros do pensador/pesquisador/professor em questão e recordações de ações de Marques de Melo, em sua jornada no campo da comunicação social.
Nessa medida, os dois volumes ambicionam juntar a fortuna crítica das obras de José Marques de Melo e, dessa forma, tornarem-se mais uma fonte de consulta biobibliográfica a estudantes, pesquisadores e profissionais da área da comunicação.
Neste volume, três áreas bastante observadas por Marques de Melo foram contempladas; Teoria da Comunicação, Pedagogia da Comunicação e Folkcomunicação. Portanto, os textos aqui agrupados ajudam a compor o mapa intelectual desse arauto da comunicação.
A parte dedicada à Teoria da Comunicação se apresenta com textos dispostos em três subdivisões nomeadas de Processos, Métodos e Pensamento. No total, 36 textos exibem as contribuições do Prof. Marques nesse campo teórico.
A seção denominada Pedagogia da Comunicação conta com dez textos. Essa parte também foi subdividida em três subseções eleitas como Estratégias, Modelos e Paradigmas. Os textos acomodados nesse quinhão da obra, de uma maneira ou de outra, permeiam pela esfera do ensino e de modelos de práticas da comunicação.
Oitos textos formam a última parte do livro, essa identificada de Folkcomunicação. Nesta seção, os textos foram adequados nas subpartes Ideias, Lugares e Personagens e todos, de certa maneira, se aproximam de temas voltados à comunicação popular e a difusão das mais diversas manifestações culturais de uma região.
Evidente que a composição desses dois volumes não explora toda a produção intelectual de José Marques de Melo, pois de outras formas suas ideias foram propagadas. No entanto, consegue revelar a ampla contribuição desse grande pensador da comunicação nacional.
Antes de finalizar essas breves linhas, cabe a lembrança agradecida a todos os autores que colaboraram com a organização desse volume que delineia a vasta produção de José Marques de Melo.
Foi a colaboração que levou esse projeto adiante.
V. 2 - TEORIA E PEDAGOGIA DA COMUNICAÇÃO
SEÇÃO I - TEORIA DA COMUNICAÇÃO
1.1. PROCESSOS
NO PRINCÍPIO ERA A PESQUISA EM COMUNICAÇÃO - Dimas A. Künsch (São Paulo ? SP)
COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL - Cibele Buoro (São Paulo ? SP)
REGISTRANDO AS RAÍZES - Prof. Dr. Pe. Pedro Gilberto Gomes, sj (São Leopoldo -RS)
UNIVERSO EM TRÊS DIMENSÕES - Maria das Graças Targino (Teresina ? PI)
A PESQUISA EM COMUNICAÇÃO NO BRASIL NÃO TEM OLHOS AZUIS - Filomena Maria Avelina Bomfim (São João del Rey ? MG)
OS PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO E A CONJUNTURA POLÍTICA - Cristina Giacomo (São Paulo ? SP)
A MEDIAÇÃO COMUNICACIONAL NOS ESPAÇOS POLÍTICOS - Rose Mara Vidal de Souza (Vitória ? ES)
COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE TRANSIÇÃO - Antonio de Andrade (São Caetano do Sul ? SP)
PARA UM SISTEMA DEMOCRÁTICO DE COMUNICAÇÃO- Paula Casari Cundari (Novo Hamburgo ? RS)
OLHAR PERSPICAZ DE UM ATOR PARTICIPANTE - Graça Caldas (Campinas ? SP)
RELATOS VERDADEIROS EMOCIONAM E FAZEM PENSAR - Osvando J. de Morais (Sorocaba ? SP)
CAPITALISMO, COMUNICAÇÃO E DEMOCRACIA NO BRASIL - Anita Simis (Araraquara ? SP)
GUARDANDO O QUE MERECE SER SALVO - Juliano Domingues-da-Silva (Recife ? PE)
1.2. MÉTODOS
COMUNICAÇÃO SOCIAL ? TEORIA E PESQUISA: QUASE MEIO SÉCULO DE UMA OBRA PIONEIRA - Waldemar Luiz Kunsch (São Paulo ? SP)
TRANSITANDO ENTRE AMBIENTES: ACADÊMICO E DE MERCADO - Fábio Gonçalves Ferreira (Picos ? PI)
COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DE INOVAÇÕES NO BRASIL - Raquel Paiva (Rio de Janeiro ? RJ)
CONHECENDO E TRILHANDO O CAMINHO DA COMUNICAÇÃO - Joana T. Puntel (São Paulo ? SP)
NECESSIDADE DE COMUNICAR COM UM PÚBLICO MAIS AMPLO - Guilherme Moreira Fernandes (Juiz de Fora ? MG)
DESCONSTRUIR O MITO E SEGUIR EM FRENTE - Eliane Mergulhão Dias (São José dos Campos ? SP)
INQUIETAÇÕES, PROVOCAÇÕES E REPLEXÕES - Ieda Cristina Borges (Adamantina ? SP)
A VIDA ESPANHOLA NO ANO DE 1988 - Ruth Vianna (Fortaleza ? CE)
IDEIAS, CONCEITOS E IDEAIS - Marialva Carlos Barbosa (Rio de Janeiro ? RJ)
CONHECER A HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO SEM REGIONALISMOS REDUCIONISTAS - Rosa Maria Cardoso Dalla Costa (Curitiba ? PR)
ENTRE HOMENS E MITOS: UM OLHAR SOBRE JESÚS MARTÍN-BARBERO - Simone Antoniaci Tuzzo (Goiania ? GO)
SONHAR E OUSAR - Magali do Nascimento Cunha (São Bernardo do Campo ? SP)
UTOPIA E REALIDADE - Elizeu C. Lira (Belo Horizonte - MG)
1.3. PENSAMENTO
PERSONAGENS QUE MARCARAM A TRAJETÓRIA DA MIDIOLOGIA - Karina JanzWoitowicz (Ponta Grossa ? PR)
DENÚNCIA, AÇÃO: PENSAMENTO E CRÍTICA - Marcia Furtado Avanza (São Paulo - SP)
PARA DESVENDAR OS ENIGMAS DO NOSSO TEMPO - Francisco de Assis (Taubaté ? SP)
UTOPIAS ?REAIS? - Maria Cristina Gobbi (Bauru ? DP)
COMPLEXIDADE, MOBILIDADE E CRIATIVIDADE - Betânia Maciel (Recife ? PE)
AVANÇOS FOLKCOMUNICACIONAIS NA SOCIEDADE MIDIATIZADA - Osvaldo Meira Trigueiro (João Pessoa ? PB)
PILARES PARA UMA COMUNICAÇÃO DE QUALIDADE - Clarissa Josgrilberg Pereira (Dourados ? MS)
MARQUES DE MELO & JORGE FERNANDEZ: CIUDADANOS DEL MUNDO - Esmeralda Villegas (Bucaramanga ? Colombia)
?EM ALGUM LUGAR DO FUTURO?: COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: PARA QUEM? - Antonio Adami (São Paulo ? SP)
O INCANSÁVEL MILITANTE DA COMUNICAÇÃO BRASILEIRA - Joaquim Sucena Lannes (Viçosa ? MG)
SEÇÃO II - PEDAGOGIA DA COMUNICAÇÃO
2.1. ESTRATÉGIAS
TRILHAS PEDAGÓGICAS: HERANÇA BELTRANIANA -
Eduardo Amaral Gurgel (Tupã ? SP)
CONTRIBUIR PARA AS MUTAÇÕES EDUCATIVAS - Juçara Brittes (Mariana ? MG)
2.2. MODELOS
PEDAGOGIA DA DIVERSIDADE - Maria do Socorro F. Veloso (Natal ? RN)
CARTOGRAFIA DE UM CAMPO POLARIZADO - Iluska Coutinho (Juiz de Fora ? MG)
APRENDER, REFLETIR, DISCUTIR, PROSSEGUIR - Daniela Ota (Campo Grande ? MS)
?O SERTANEJO É, ANTES DE TUDO, UM FORTE? - Maria Érica de Oliveira Lima (Natal ? RN)
2.3. PARADIGMAS
PENSAMENTO COMUNICACIONAL LATINO-AMERICANO: PIONEIRISMO E CONTRIBUIÇÕES - Ranielle Leal Moura (Teresina ? PI)
PERTINENTE, POSSÍVEL E OPORTUNO - Valquíria Aparecida Passos Kneipp (Rio de Janeiro ? RJ)
VOZES REBELDES NOS ANOS DE CHUMBO - Sônia Jaconi (São Bernardo do Campo ? SP)
um legado às gerações futuras - Virgínia Salomão
(São Paulo ? SP)
SEÇÃO III ? FOLKCOMUNICAÇÃO
3.1. IDEIAS
ABRE-ALAS FOLKCOMUNICACIONAL - Iury Parente Aragão (Teresina ? PI)
COMUNICAÇÃO E CLASSES SUBALTERNAS NOS ANOS 1970/80: NÃO TÍNHAMOS PAPAS NA LÍNGUA - Cicilia M. Krohling Peruzzo (São Paulo ? SP)
MÍDIA E CULTURA POPULAR: FONTE CONTEMPORÂNEA - Iury Parente Aragão (Teresina ? PI)
3.2. LUGARES
O NATAL NA MÍDIA - Rosa Nava (Santos ? SP)
NOVOS CAMINHOS E PERSPECTIVAS - Maria Isabel Amphilo (Sorocaba ? SP)
3.3. PERSONAGENS
MEDIAÇÕES COMUNICACIONAIS - Sérgio Barbosa (Adamantina ? SP)
NUNCA SILENCIAR O COMPROMISSO - Orlando Maurício de Carvalho Berti (Picos -PI)
Nota: A obra pode ser adquirida através de pedidos a: intercom@usp.br
70 anos do escritor alagoano José Marques de Melo
Especiais de Domingopor INTERCOM 16/06/2013 - 20h 10min Arquivo Maltanet

Comentários