Teotonio Vilela faz balanço das ações no Sertão

Política

por Amanda Vieira

Governador recebeu jornalistas para expor as ações emergenciais e de longo prazo adotadas no combate à seca no Estado



O governador Teotonio Vilela Filho apresentou, nesta sexta-feira (1º), durante entrevista coletiva à imprensa, um balanço sobre as ações desenvolvidas em Santana do Ipanema durante a instalação da sede do Governo de Alagoas no município, ao longo de toda a semana.
Teotonio falou sobre os investimentos em obras que vão levar a água até o sertanejo, como a ampliação da adutora da Bacia Leiteira, as construções, já iniciadas, das adutoras do Alto Sertão, de Dois Riachos e Cacimbinhas, que, juntas, atendem a 14 municípios do semiárido, além da colocação de cisternas nas casas da caatinga e da perfuração de poços artesianos com dessalinizadores -, tecnologia que transforma a água salgada do solo em água doce.

?São R$ 400 milhões investidos, que permitirão a convivência do homem do campo com a seca. Vamos inaugurar a maior obra hídrica do Nordeste no dia 11 deste mês, mas o Canal do Sertão já está levando água para plantio, para consumo humano, para o gado. Tenho muito orgulho de ter sido o governador que impulsionou esse projeto?, enfatizou.

O governador também falou das ações para apoiar o pequeno agricultor, com o objetivo de mantê-lo no Sertão com condições para sobreviver ao período da estiagem, e sobre iniciativas como o resgate da Emater - que oferece assistência técnica e viabiliza a melhoria da produção.

Durante a semana, agricultores de Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios foram receberam seis mil pintos do Programa de Avicultura Familiar (PAF) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Ao todo, serão entregues 105 mil para atender a 11 municípios do Sertão. Ainda foram entregues 450 mil quilos de farelo de milho e soja para produtores de 19 municípios daquela região.

Teotonio também visitou o primeiro perímetro irrigado no km 65 do Canal do Sertão, onde já são cultivados a palma, o capim e a cana para forragem animal. Para atender ao setor da pesca, 12 mil alevinos também foram entregues. Em Batalha, o governador visitou o Centro Tecnológico Agropecuário e se reuniu com lideranças política para tratar sobre o Centro Tecnológico Agropecuário que está sendo implantado na cidade.

Teotonio ressaltou que a decisão instalar a sede do Executivo alagoano no Sertão surgiu de informações da presidência da República de que a seca seria prolongada, uma vez que não há previsões de chuva. ?O governo criou condições para que o sertanejo, apesar do sofrimento e das dificuldades, possa conviver com a seca. São ações emergenciais, mas muitas ações estruturantes, de longo prazo, que vão resolver os problemas que atingem o sertanejo há muitos anos em virtude da falta de água?, afirmou o governador, quando fez referência aos auxílios destinados aos agricultores, como o Seguro Safra, que beneficia 24 mil famílias, e o Bolsa Estiagem, que atende a 20 mil. Na área de habitação, o governador visitou, em Pão de Açúcar, a obra de construção de 183 moradias.

Na coletiva, Teotonio ressaltou as parcerias que possibilitaram a concretização das ações, como as instituições financeiras, os órgãos do Governo Federal, associações, cooperativas, entre outras. ?Graças à credibilidade da nossa gestão, recebemos muitos apoios que possibilitaram todas essas ações no Sertão. O Governo Federal entendeu que nosso Governo é sério, transparente e responsável?, disse Teotonio.

Comentários