Aconteceu na noite desta quinta-feira, no auditório da Universidade Estadual de Alagoas UNEAL - Campus II, a abertura oficial da VII edição do Projeto Leitura vai à Praça, projeto realizado por alunos do primeiro período do curso de Pedagogia sob a orientação do professor Carlindo de Lira.
Inicialmente foi formada a mesa composta pelo professor Carlindo de Lira, José Malta Neto (diretor do Portal Maltanet e SWA Instituto), Josane Roodrigues (representando os demais alunos da turma) e a psicóloga Graciele Faustino. Também compuseram a mesa Jairo José Campos da Costa (Magnifico Reitor da UNEAL), José Crisólogo de Sales Silva (Diretor do Campus II).
Usaram da palavra José Malta Neto que leu um poema do livro À Sombra do Juazeiro, alguns exemplares desta obra foram doados para o projeto.
Professor Carlindo de Lira destacou a importância da leitura para o crescimento e desenvolvimento humano. O homem nasceu bruto, quase fera, mas do com o conhecimento é liberto e cresce. Parabenizou os alunos e desejou sucesso.
A aluna Mônica Veronice Correia de Souza falou em nome da turma agradecendo ao professor Carlindo pelo apoio e orientação. Com a chegada do Reitor e o diretor do Campus II a aluna estendeu os agradecimentos e concluiu seu pronunciamento convidando a todos para as demais ações do projeto.
Também usou da palavra o professor Crisólogo que também parabenizou os alunos e o professor Carlindo, fez comentários sobre a dinâmica da leitura e das ações da UNEAL como agente fomentador de conhecimento e formação. E ressaltou a importância do projeto como iniciativa que leva a universidade até a comunidade.
O último orador foi o Magnífico Reitor da UNEAL Jairo Campos que num discurso forte com tons poético, haja vista ser ele atuante na disciplina literatura, disse que não podia deixar de participar de momento tão importante. Estava em Santana para para uma reunião para decidir os rumos da nossa instituição, mas estou aqui para dizer que são momentos como esse que promovem a mudança de um povo ? destacou o reitor. Louvor a iniciativa de pessoas que no sertão forte e bravo ainda continuam acreditando nas letras citando os projetos desenvolvidos pelo integrante da mesa José Malta Neto que acabara de conhecer através do Professor Crisólogo. Se comprometeu com o professor Carlindo em ajudar as novas edições do Projeto Leitura Vai a Praça enviando verbas dentro das possibilidades da instituição. Por estar em Santana do Ipanema terra de escritores o reitor citou Breno Acioly com ênfase ao romance Dunas onde um dos maiores contistas destaca o sertão em um drama suave e José Geraldo Wanderley Marques, poeta e biólogo santanenses por quem tem muita estima e admiração. E finalizou recitando um belíssimo poema.
Após as falas aconteceu as apresentações culturais iniciadas pela dupla Renata e Jonh lennon. Seguida pelo Grupo Liberdade Capoeira e a sátira da Nega Maluca e Valéria.
O professor Carlindo ratificou o convite para a participação de todos na Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda durante todo o dia desta sexta-feira (16) e manhã de sábado(17).
UNEAL realiza VII edição do Projeto A Leitura vai à Praça
Educaçãopor José Malta Neto 16/03/2012 - 10h 15min Isis Caroline e Veronice Correia

Magnífico Reitor da UNEAL Jairo Campos no seu pronunciamento na abertura do Projeto
Comentários