Servidores concluem mais uma etapa de qualificação em Maceió

Educação

Ana Paula Lins

Pollyana Freire

Nova etapa de capacitações do programa será realizada em Viçosa, na próxima semana

Nesta sexta-feira (16), no Centro de Formação de Professores do Cepa (Cenfor/Cepa), 300 servidores da Educação lotados em Maceió e municípios da região metropolitana concluíram a última etapa de capacitação do eixo de políticas educacionais do programa Geração Saber. Idealizado pelos técnicos da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o programa contabiliza um investimento de R$ 200 milhões e tem como objetivo melhorar a aprendizagem dos alunos da educação básica de Alagoas, revertendo os atuais índices educacionais do Estado.

Ao todo, 860 profissionais foram capacitados no programa nos pólos de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios. Segundo a coordenadora de Gestão de Pessoas da SEE, Pollyanna Freire, os seminários são uma oportunidade para que os educadores conheçam a estrutura do programa e também melhorem a sua qualificação profissional.

?A qualificação é uma necessidade constante para o educador e por isso estas formações abordam o processo educacional sob um olhar diferenciado, viabilizando novas ferramentas que facilitam e melhoram a prática profissional?, disse Pollyanna.

Maria do Rosário Aguiar

Prática ? Muitos profissionais capacitados nas oficinas do Geração Saber já colocaram em prática o conteúdo repassado nos cursos. É o caso da secretária escolar da Escola Estadual Moreira e Silva, Maria do Rosário Aguiar. ?Estas oficinas agregaram conhecimento à minha área e já colocamos em prática com nossos alunos muito do que aprendemos aqui. Durante o mês de junho, por exemplo, trabalhamos a questão da interdisciplinaridade, onde professores de várias disciplinas se uniram em gincanas educativas com os alunos?, conta Maria do Rosário.

Lúcia Maria da Silva

Sua colega Lúcia Maria da Silva, secretária da Escola Estadual Vitorino Peixoto, também no Cepa, é outra profissional que já está implantando o conteúdo do Geração Saber no seu dia-a-dia. ?Acho muito importante participar destas formações, pois elas nos dão dimensão das transformações que o programa vai empreender na educação e como elas vão influenciar na melhoria do aprendizado?, afirma.

Novas formações- Na próxima semana, uma nova etapa de formações em políticas públicas do Geração Saber será realizada com 74 servidores no município de Viçosa. As oficinas acontecem de 19 a 23/07 no auditório da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), na Rua Clodoaldo de Fonseca, 61, Centro e também envolvem os municípios de Capela, Atalaia, Paulo Jacinto, Cajueiro, Chã Preta, Pindoba e Mar Vermelho.

Já em Maceió, as capacitações entram em um novo momento, com as oficinas do programa i-Educar, o eixo de tecnologia do programa Geração Saber. O curso ocorre também no período de 19 a 23/07 na Escola Estadual Maria José Loureiro, no Cepa, unidade pioneira na implantação do i-Educar, tecnologia permitirá a informatização de toda a documentação escolar, reunindo no espaço virtual informações acerca do cadastro de alunos e professores, notas e faltas, além de facilitar a emissão de documentos antes disponíveis apenas em papel, a exemplo de históricos e declarações.

Comentários