Dez mulheres que prestaram serviços relevantes ao Estado de Alagoas foram homenageadas, na noite desta segunda-feira (8), com a edição 2010 da Comenda Nise Magalhães da Silveira. O título foi entregue pela governadora em exercício, desembargadora Elisabeth Carvalho, a destaques femininos das mais diversas áreas.
A tribuna de honra da solenidade foi composta pelo chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado; a secretária da Mulher, Wedna Miranda; a superintendente da pasta, Micheline Tenório e a presidente do Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Infância, Aparecida Batista.
Receberam a comenda: a ginecologista Eleuza Passos Tenório; a líder indígena Ermelinda Celestino da Silva; a juíza Maria Ester Manso; as advogadas Fernanda Vilela e Marli Ribeiro de Souza;a desembargadora Nelma Torres Padilha; a prefeita de Santana do Ipanema Renilde Bulhões;a cientista social Débora Nunes; a pianista Selma Brito e a coordenadora da Pastoral da Criança, Maria do Amparo, representando a médica Maria Zilda Arns, ?in memorian?.
A comenda foi entregue pela Governadora em exercício para as homenageadas após vídeos institucionais mostrando a trajetória de cada nova comendadora.
Dois momentos fizeram com que a plateia se manifestasse e aplaudisse de pé. O primeiro foi quando da fala da líder indígena Ermelinda Celestino da Silva que se tornou a principal detentora de ervas medicinais e defende de forma veemente a legitimação do povo Wakonã Kariri Xucuru, da região de Palmeira dos índios. Com uma linguagem simples mas cheia de conhecimentos Ermelina levantou o público presente no Teatro Gustavo Leite.
Outro momento especial se deu com a exposição de um vídeo com as ações da médica Zilda Arns, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral do Idoso. O auditório ficou de pé e os aplausos foram mais intensos que os dedicados às demais agraciadas. Emocionada, a coordenadora estadual da Pastoral, Maria do Amparo Torres, agradeceu o reconhecimento e lamentou o fato de Zilda não ter recebido pessoalmente a comenda.
Representando as mulheres sertanejas a Prefeita Renilde Bulhões no seu pronunciamento agradeceu ao povo Santanense, aos seus familiares e disse estar cumprindo o seu papel a frente do município de Santana do Ipanema. Lembrou dos ensinamentos de seus Pais Domício Silva e Iracema Salgueiro e muito emocionada agradeceu a governadora em exercício por honrosa homenagem.
A governadora em exercício disse que se sente honrada por homenagear mulheres alagoanas em ocasião especial, a exemplo do Dia Internacional da Mulher. ?Nise foi uma das mais brilhantes estrelas brasileiras, cuja vida foi dedicada à cidadania e a saúde mental dos brasileiros e que não se intimidou diante dos homens?, destacou Elisabeth Carvalho. No discurso de encerramento da solenidade
Governadora entrega comenda e homenageia exemplos de alagoanas
GeralJosé Malta Fontes Neto 09/03/2010 - 11h 00min José Malta Fontes Neto

Foto Oficial
O show da cantora Zizi Posse fechou em alto estilo a solenidade festiva.
Comentários