BOTÕES DE ROSAS PARA O “LEÃO DOS PALMARES”

Crônicas

Pe. Adauto Alves Vieira

Acervo do Autor

Após retornamos da confraternização do clero, dado nos dias 19,20 e 21/12/2022 na Praia de Carneiros, no município de Rio Formoso – Pernambuco, passamos, ainda, que, furtivamente, na cidade de Palmares, no dia 21/12/2022, mais precisamente na Catedral Diocesana, para uma visitação ao túmulo de Dom Henrique Soares da Costa.

Junto ao sarcófago do grande "Leão dos Palmares", como assim ficou conhecido tão grande prelado, depositamos botões de rosas, colhidos no jardim da Cúria diocesana, para que desabrochassem junto daquele que morreu com odor de santidade, fazendo-nos recordar sua frase sobre a morte que diz: "a morte é um desabrochar para a eternidade". Tal epíteto encontra-se outrossim em sua lápide sepulcral.

Com os botões de rosas, lá depositamos nossos sentimentos ainda movidos de muitas saudades.
Junto dos restos mortais daquele que nos ensinou ser todos de Deus, consagrando a Ele nossas vidas, sufragamos nossas preces, pedindo a Deus que Ele seja o tudo naquele que buscou só n'Ele se perder, para assim só n'Ele deixar-se encontrar. Por Cristo ele fez empregar de verdade sua vida certo que o Seu amor vale mais que a própria vida.

Obrigado, Dom Henrique Soares da Costa, por seus exímios ensinamentos! Obrigado por ter sido tão excelente mestre, em quase todo o curso de Teologia Dogmática, mais ainda, por ter sido um amigo certo nas horas certas e incertas da minha vida, fazendo-me, sobretudo superar tantas dificuldades, com o “olhar cravado em Cristo”, como assim me ensinou a fazê-lo!

Enfim, obrigado por nos ensinar a empregar a vida por algo que de verdade faz valer a pena!
Seja sua abnegação, querido epíscopo, de servidor de Cristo, por amor, um exemplo para todos nós neste tempos tão eclipsados pelos quais passam a Igreja!

Que olhando para Aquele que é o farol de nossas vidas, sempre pronto a alumiar nossas noites escuras, tenhamos a coragem de seguir em frente, contando sempre com suas consolações em meio às grandes perseguições e desditas que tivermos que enfrentar!

Acervo

Comentários