O povo é sábio e em sua sabedoria popular, criativo e cheio de ideias, ao longo das histórias dos povos, o mundo está eivado de fatos e feitos miraculosos criados pela inteligência humana, e sabedoria popular se impõe a qualquer lei, porque quando o povo diz, o fato acontece. O povo determina, o povo age e faz acontecer. Quando o mundo foi feito ao longo de milhões de anos, pois está provado que o mundo não feito de um momento para outro, mas uma obra que ainda parece que está em fase de acabamento, pois via de regra aparece ajustamentos geológicos em determinados lugares, obras de natureza, e nesses intererins do mundo eis que, surge dentro do município de Olho d’Água das Flores, a lendária “pedra da viola” que se constitui numa pedra sem graça, esculpida pela natureza geológica, em formato de uma viola, com um bojo em seu interior, medindo aproximadamente três metros por, dois talvez onde seria o braço da viola, com um bojo em seu interior, todo seu formato lembra mesmo aquele instrumento, que mesmo sem nenhum acabamento, assemelha-se a viola.
E porque lendária, perguntar-me á leitor. Ora, o sertão é cheio de lendas, histórias ou “estórias” que o povo canta, diz-se que em tempos outros, aquele local era cenário de aparições misteriosas como fogo-corredor, carro de boi que cantava e não passava em um lugar algum, nas noites enluaradas, pois a lendária “pedra da viola”, fica numa estrada do sitio que leva o nome de pedra. O nome da pedra foi colocado pela sabedoria popular do povo de seus arrabaldes, e que a tradição vem passando para os mais novos.
Atualmente a “pedra da viola” faz parte das curiosidades do município, cuja pedra ficou no anonimato por vários anos, sendo conhecida apenas por seus poucos moradores, porém com a abertura de novas estradas vicinais no município, a pedra da viola passou a ser mais conhecida, passando a ser um marco referencial naquele lugarejo. Pontos dessa natureza e outros que já mostramos através de nossos artigos neste jornal, precisam ser divulgados e conhecidos, já tivemos a oportunidade de mostrar para o mundo a famosa “pedra do céu” a “pedra da caixa”, até na internet já colocamos, sobretudo numa região tão carente de pontos turísticos e tão rica também em locais que precisam ser preservados e mostrados ao povo com seu patrimônio.
A lendária “pedra da viola” que mesmo dentro de sua simplicidade, constitui-se também um marco dentro da historia deste município, que não pode ficar esquecido por aqueles que estudam sua terra, e dentro da geografia do município, constitui-se num acidente geográfico, que precisa ser estudado como um referencial dentro da historia, portanto, preservar os valores culturais de sua terra, é dever de todo cidadão.
Comentários