DISCURSO REUNIÃO FESTIVA DA ASLCA EM HOMENAGEM AO SR. JOSÉ PINTO DE ARAÚJO

José Malta Fontes Neto

Excelentíssima senhora prefeita de Santana do Ipanema, Dra. Christiane Buhões, ilustríssimo homenageado da noite Sr. José Pinto de Araújo, D. Zélia Silva Araújo, presidente da Câmara Municipal de Santana do Ipanema, vereador Moacir Júnior, Dra. Renilde Bulhões, senhora Ivone Azevedo, vice-prefeito e companheiro Iury Pinto, Dr. José Carlos Malta Marques.
Estimados acadêmicos e acadêmicas: Maria Verônica de Araújo – associada benemérita que muito contribuiu para a fundação da ASLCA, junto a Dra. Renilde Bulhões, João Neto Félix, José Avelar, José Coelho, Lícia Maciel, Maria Aparecida Santos, Marcello Fausto, Silvano Gabriel e Sílvio Melo.
Saúdo aos presentes nas pessoas do meu ex-chefe ex-prefeito Nenoí Pinto e minha querida Polyana Pinto.
Vivemos um momento muito especial e justo. Quando o nosso saudoso Antonio Azevedo Filho, Azevedinho, na época engenheiro responsável pela obra do nosso homenageado Professor José Pinto de Araújo fez a propositura da entrega da Comenda Breno Accioly nosso coração ficou feliz e a expressão de todos os presentes foram de unanimidade, pois nem para votação foi.
Poderia aqui falar muito, pois gosto de prosear, mas todas as palavras são poucas diante desse momento que reque celebração.
Professor José Pinto, um pai, avô e bisavô exemplar, detentor de um amor por nossa terra inestimável. De uma sensibilidade incrível, nos atos humanitários. Digo isso pois fui colaborador do IBGE nos anos 90 e senti de perto a sua liderança. Nos momentos de nossas festas e momentos culturais é presença garantida.
Queremos aqui registrar que o nosso homenageado também é um guardião de nossas memórias, Está edificando um novo empreendimento no casarão que outrora foi do Coronel Manoel Rodrigues da Rocha, e que nele nasceu o escritor Breno Accioly. Breno retrata no seu livro João Urso. Uma passagem que ao ler vislumbrei aa cena, pois também fui colaborar da então Rádio Santana FM e passei por esse local várias vezes. No empreendimento a fachada está sendo preservada e uma sala especial retrata a vida nos tempos idos.
Em nossas participações como mestre de cerimônia de muitos eventos temos sempre o prazer de registrar a presença do professor José Pinto e da profezsora Zélia Araújo, o que corrobora para esse reconhecimento por parte da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes.
A Comenda Breno Accioly, é por nós preservada como uma horaria que só na qualidade como a do nosso homenageado deve receber. Até agora somente o escritor Djalma de Melo Carvalho, que manda um abraço especial, pois não pode estar aqui devido à mudança do dia, que recebeu por ocasião das comemorações do Calendário Cultural Santanense, quando ele era o nome daquele ano, e do nosso saudoso Dr. Isnaldo Bulhões foram agraciados.
Portanto, receba nosso abraço e reconhecimento, professor José Pinto.
Por fim, quero agradecer penhoradamente aos familiares do nosso homenageado, Ibn, Isis, Iris (Neguinha), Iury e Ilka, pelo carinho, apoio e preocupação para com o nosso evento que está brilhante. A prefeita Chistiane Bulhões que também, desde o princípio, nos apoiou e sempre apoia as causas da ACADEMIA SANTANENSE DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES e a todos vocês que nos brindam com suas presenças.
Que Deus, inteligência suprema, causa primária de todas as coisas, possa estar sempre conosco, nos guiado e guardando.
Viva a nossa Academia, viva nossa literatura, cultura e ciência e Artes… Viva Santana do Ipanema – Terra dos Escritores.

Um abraço a todos.

Comentários