O BOI, A BOTA E A BATINA

Antonio Machado

A nata cultural de Santana do Ipanema, mormente,àqueles que admiram a boa cultura, se fez presente, recentemente numa noite de autógrafos pouco convencional, haja vista o ato teve lugar no restaurante Santo Sushi, atendendo o convite especial do professor e escritor, Clerisvaldo B.Chagas, cujo nome da obra intitula o artigo, O BOI, A BOTA E A BATINA, numa saga de praticamente cento e cinquenta anos.

Não é fácil, aglutinar tantos fatos ocorridos nesse período que marcara a história de um povo em todas dimensões, valeu-se de três adjetivos da época ,boi bota e batina, rebuscando a história desses elementos, dentro da ótica literária, o autor no parágrafo com as origens estas palavras, deixando cabalmente nas entrelinhas a extinção da bota e a batina, ficando somente o boi, que tem acompanhado o homem na sua história como elemento construtor.

A apresentação do livro foi pífia, pois o autor só recebeu a obra de 444 páginas na véspera da apresentação, tempo praticamente inviável para uma análise apurada, entre empobrecendo, talvez ,a solenidade, se tivesse recebido a "boneca do livro", em tempo hábil, teria sido melhor, palavras ditas,n ão voltam mais, diferenciando das "andorinhas de Raimundo Correia". As andorinhas voltaram …

Parabenizo_lhe caro escritor e historiador, Clerisvaldo B. Chagas pela audácia, a tenacidade e a coragem de se submeter a tão árdua tarefa, escrevendo a verdadeira história da gloriosa Santana do Ipanema, você soube dividir com letras de ouro em duas partes, a história de Santana do Ipanema, agora quem quiser escrever sobre Santana, terá que se debruçar sobre este compêndio tão valioso.

Estou apenas abrindo o livro, pois este trabalho está dividido em três artigos, este é o primeiro os demais serão escritos à medida que forem lidos a obra, calmamente, para entender melhor, vendo e sentindo o poder de síntese do escritor ao narrar os fatos dentro de uma simetria autêntica e verdadeira. "O livro foi feito para ser lido, e não guardado".(continua)...

Comentários