CAIR E LEVANTAR

José Malta Fontes Neto

Eu queria agora subir numa montanha, e lá de cima olhar para baixo não para os meus semelhantes, mas para as profundezas do meu ser que em várias etapas da minha existência acontecia o contrário. Achava eu que as coisas estavam sempre aos meus pés.
Porém uma voz interior ma alertava.
Oh irmão tenho pena de ti. Tudo está ao teu alcance, mas não aos teus pés, quando quiserdes subir muito rápido a vida talvez lhe conceda esta proeza, mas logo em seguida uma terrível queda o fará ver que não se pode chegar ao topo de uma escada começando pelo degrau superior.
Amado irmão veja... Sempre a vida nos mostra exemplos, mas nós na nossa santa ignorância somos impelidos a fazer o contrário. Essa idéia de São Tomé é uma grande besteira. Nossos olhos são muito falhos. Na maioria das vezes observamos somente aquilo que queremos.
Mas agora irmão querido, tu estás ao pé da montanha, querendo subir ao topo para ver teus erros. Isso não é preciso. Veja que tudo o que está acontecendo pede-lhe apenas que reflita nos erros, não precisa lamentá-los, apenas observe-os, eles foram o teu professor e esperam que tu sejas um bom aluno, aprendendo que estamos aqui para reparar as nossas falhas talvez até vividas em outros tempos.
Lembra sempre amado irmão o mestre Jesus, perdoando a Madalena Ele afirmou “Quem de vocês que não tiver pecado que atire a primeira pedra” - libertando aquela mulher “Pecadora” para que ela pudesse seguir seu caminho sem errar mais.
Desta forma, querido irmão, erga a cabeça, veja agora no horizonte. Observas, aos teus pés tantos que necessitam de ti, que te pedem não muita coisa: seu carinho e afeto. Teus erros lhes mostraram sua ignorância, mas agora que sabes através do teu próprio exemplo sigas em frente, estás na montanha da felicidade e somente praticando a simplicidade não necessitarás subir porque ela baixará seu esplendor para ti que és filho de Deus.

Santana do Ipanema - AL, 02/11/1998.

Comentários