PODE UM CRISTÃO SER SOCIALISTA?

Joaquim José Oliveira Chagas


PODE UM CRISTÃO SER SOCIALISTA?


“O que sinto com respeito ao “O Capital” é o mesmo que
sinto com respeito ao Alcorão. Sei que é historicamente
importante e sei que muitas pessoas, nem todas elas Idiotas, julgam-no uma espécie de oráculo e fonte de inspiração, mas, quando examino a obra, é inexplicável para mim que ela possa produzir tal efeito, seu polemismo enfadonho, ultrapassado parece extraordinariamente inadequado como material para esses fins, por outro lado, como já disse, sinto exatamente o mesmo em relação ao Alcorão! Como é que qualquer desses livros pôde levar o fogo e a espada a metade do planeta? Não consigo Entender.
John Maynard Keynes

Quantos já se fizeram esta pergunta? O ser humano desde sua expulsão do paraíso, não faz outra coisa que tentar voltar de uma forma ou de outra. Uns aspiram o paraíso aqui e agora outros buscam a eterna Jerusalém Celestial. Vamos nos ater ao primeiro grupo. Há aproximadamente 4.000 anos, “Ninrode fez o projeto, Platão deu-lhe polimento, Saint-Simon sublimou-o e Marx o materializou”. Isto posto, vamos fazer algumas considerações, pois refutar a teoria marxista não se faz necessário primeiro porque já foi feito isto, lá nos idos de 1923 pelo grande Ludwig von Mises. Como teoria econômica se mostrou inviável na pratica, porém, a tentativa de implantação desta distopia, custou a humanidade em números absolutos aproximadamente 150 milhos de mortos, distribuídos nos seguintes países: Rússia, China, Vietnam, Coreia do Norte, Cuba e alguns países da África.
Sua mensagem mentirosa, distópica e genocida continua fazendo vítimas por onde passa, um exemplo aqui bem perto de nós, a Venezuela. Em nossa País acabamos de passar por este perigo, mas graças ao nosso bom Deus mais uma vez como em 1964 a nação salvou a si mesma.
Mas o socialismo não morreu, o ovo da serpente foi plantado nas nossas Escolas e Universidades onde enviamos nossos filhos, que saem doutrinados pelo viés marxista, lendo o mundo sob o prisma do politicamente correto aplicando o relativismo cultural etc.
Hoje, temos alguns governos, juízes, advogados, engenheiros enfim muitos egressos da academia, que tem uma visão distorcida da realidade. Já dizia a grande Margareth Thatcher “O problema com o comunismo é que um dia o dinheiro dos outros acaba”. Enfim, o socialismo não deu errado ele é errado.
Vamos a questão que interessa, pode um cristão ser COMUNISTA? A título de ilustração vamos conhecer alguns postulados dessa filosofia nefanda que vai de encontro aos princípios do cristianismo:
- O momento decisivo da história será aquele em que o homem se tornará consciente de que o único Deus do homem é o próprio homem. ” Ludwig Feuerbach
- Temos que combater a religião - é esse o ABC do materialismo e consequentemente do marxismo. Lênin
- Perguntaram a Marx qual o objetivo da vida – “Destronar Deus e destruir o capitalismo. ” K. Marx
- A religião é o suspiro do oprimido, o sentimento de um mundo sem coração, assim como o espirito de uma situação sem espirito: é o ópio do povo. K. Marx


O que orienta a igreja católica a seus fiéis? De tempos em tempos a igreja romana se manifesta sobre diversos assuntos que naquele momento inquieta o povo de Deus. Após longos estudos e meditação sobre determinado assunto e sob a inspiração do Espirito Santo, o Santo Padre se pronuncia através das CARTAS ENCÍCLICAS. Urbi et Orbi, de Roma para o mundo, e neste assunto em particular a condenação veio através da CARTA ENCÍCLICA – RERUM NOVARUM de 15 de maio de 1891 de sua santidade o Papa LEÃO XIII, citaremos alguns tópicos a seguir:
RERUM NOVARUM
SOLUÇÃO SOCIALISTA.
3. “Os socialistas, para curar este mal, instigam nos pobres o ódio invejoso contra os que possuem, e pretendem que toda a propriedade e bens particulares deve ser suprimida, que os bens dum indivíduo qualquer devem ser comuns a todos, e que a sua administração deve voltar para os municípios ou para o Estado”.
O COMUNISMO PRINCÍPIO DE EMPOBRECIMENTO
9. “Mas, além da injustiça do seu sistema, veem-se bem todas as suas funestas consequências, a perturbação em todas as classes da sociedade, uma odiosa e insuportável servidão para todos os descontentamentos, a todas as discórdias; o talento e a habilidade privados dos seus estímulos e, como consequência necessária, as riquezas estancadas na sua fonte; enfim em lugar dessa igualdade tão sonhada, a igualdade na nudez, na indigência e na miséria. Por tudo o que nós acabamos de dizer, compreende-se que a teoria socialista da propriedade coletiva deve absolutamente repudiar-se como prejudicial àqueles mesmos a que se quer socorrer, contrária aos direitos naturais dos indivíduos, como desnaturando as funções do Estado e perturbando a tranquilidade pública. Fiquei, pois, bem assente que o primeiro fundamento a estabelecer para todos aqueles que querem sinceramente o bem do povo, e a inviolabilidade da propriedade particular”.
CARTA ENCÍCLICA “QUADRAGESIMO ANNO” 15 MAIO DE 1931 DE SUA SANTIDADE PIO XI SOBRE A RESTAURAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DA ORDEM SOCIAL EM CONFORMIDADE COM A LEI EVANGÉLICA. Quando RERUM NOVARUM fez quarenta anos o Papa Pio XI escreveu esta CARTA que recomendo a sua leitura completa, passo a citar apenas alguns trechos:

“QUADRAGESIMO ANNO”

CONTRASTA COM A DOUTRINA CATÓLICA
117. “E se o socialismo estiver realmente tão moderado no tocante à luta de classe e a propriedade particular, que já não mereça nisto a mínima censura? Terá renunciado por isso á sua natureza essencialmente anticristã? Eis uma dúvida que a muitos preocupa. Muitíssimos católicos, convencidos de que os princípios cristãos não podem jamais abandonar-se nem obliterar-se, volvem os olhos para esta Santa Sé e suplicam instantemente que definamos se este socialismo repudiou de tal maneira as suas falsas doutrinas, que já se possa abraçar e quase batizar, sem prejuízo de nenhum princípio cristão. Para lhes respondermos, como pede a nossa paterna solicitude, declaramos: O socialismo quer se considere como doutrina, quer como fato histórico, ou como “ação”, se é verdadeiro socialismo, mesmo depois de se aproximar da verdade e da justiça nos pontos sobreditos, não pode conciliar-se com a doutrina católica, pois concebe a sociedade de modo completamente avesso à verdade cristã”.

CATÓLICO E SOCIALISTA, TERMOS CONTRADITÓRIOS
119. “E se este erro, como todos os outros, encerra algo de verdade, o que os Sumos Pontífices nunca negaram, funda-se, contudo, numa própria concepção da sociedade humana, diametralmente oposta à verdadeira doutrina católica. Socialismo religioso católico são termos contraditórios: ninguém pode ser ao mesmo tempo bom católico e verdadeiro socialista”.

O que diz os irmãos PROTESTANTE sobre este assunto:

A CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER (1643-46)
CAPÍTULO 20: DA LIBERDADE CRISTÃ E DA LIBERDADE DE
CONSCIÊNCIA.
Item 2. “Só Deus é Senhor da consciência, e a deixou livre das doutrinas e mandamentos humanos que, em qualquer coisa, sejam contrários à sua Palavra, ou que, em matéria de fé ou de culto, estejam fora dela. Assim, crer em tais doutrinas ou obedecer a tais mandamentos, por motivo de consciência, é trair a verdadeira liberdade de consciência; e requerer para eles fé implícita e obediência cega e absoluta, é destruir a liberdade de consciência e a própria razão”.

CONFISSÃO BATISTA DE NEW HAMPSHIRE (1833)

XVI. DO GOVERNO CIVIL.

“Cremos que o governo civil é divinamente designado para os interesses e para a boa ordem da sociedade humana e que se deve orar pelos magistrados, conscientemente honrados e obedecidos, exceto somente nas coisas em que se opõem à vontade de nosso Senhor Jesus Cristo, que é o único Senhor da consciência e o Príncipe dos reis da terra. ”

Diante do exposto acima, sugiro a todos lerem na integra as encíclicas papais citadas, para tirarem suas próprias conclusões.
Quanto a nossos partidos políticos nos faz lembrar um filme só que seria: “50 tons de vermelhos”, hoje alguns partidos estão mudando seus nomes e cores para esconder sua origem socialista, muito cuidado caro cidadão, como dizia o líder comunista chinês Deng Xiaoping “Não importa se o gato é preto ou branco, desde que ele pegue os ratos, é um bom gato. ”
Encerro com as palavras de Sir Francis Bacon “Não é o que você come, mas o que digere que o faz forte. Não é o que você recebe, mas aquilo que economiza que o torna rico. Não é o que você prega, mas o que você pratica que faz de você um cristão”.
Christvs vincit - Christvs regnat - Christvs imperat.


JOAQUIM JOSE OLIVEIRA CHAGAS

Comentários