FESTA NA SOMBRA DA QUIXABEIRA

Antonio Machado

FESTA NA SOMBRA DA QUIXABEIRA
Antonio Machado.
A natureza se esmerou no que tinha de mais belo, ao fazer e criar as árvores, dotando-as de uma beleza e candura incomensurável, dando-lhes flores, folhas e frutos, afora a madeira e sombra. O caule para construção da casa do homem, as flores para enfeitá-las, os frutos para sua alimentação e as folhas para seu deleite na sombra amena e fagueira...
Pensando assim, foi que, José Malta Fontes Neto, criador do Portal Maltanet, hoje uma empresa de comunicação do sertão de Alagoas, enfeixou num belo compêndio a obra intitulada de A Sombra da Quixabeira, reunindo contos, crônicas e poesias dos colunistas e portalistas, que semanalmente, permeiam o site Maltanet, com seus “causos e loas” dando vida aquele portal, que já ganhou pernas e está a percorrer todo o Brasil. Sendo este o terceiro ano dessa sublime idéia de Zé Malta Neto em lançar essa obra, e este ano de 2010, a mega festa ocorreu nas dependências do Clube da AABB., de Santana do Ipanema, onde a convite de Malta, lá estivemos com o prefeito de Olho d’ Água das Flores, Dr. Carlos André Paes Barreto dos Anjos, Prefeito Nen, que fora homenageado com o troféu Maltanet., ao lado de figuras de realce da sociedade Santanense, como Dr. Sílvio Bulhões, filho do bandoleiro Curisco e de Dadá, que dada sua versatilidade em narrar os fatos de seus ancestrais, sem os esconder, tornou-se o dono das atenções, mormente em sua peça oratória. Em conversa com este cronista, Dr. Sílvio Bulhões asseguro que, seu livro sobre seu pai, Curisco, está praticamente pronto, e que certamente, virá à lume para conhecimento da sociedade, visto se tratar de uma obra antológica. Outro homenageado também, foi o Prof° José Pinto, figura de realce naquela sociedade, como também o empresário Bartolomeu Barros. Naquela noite de tantos autógrafos encontramos prestigiando a festa de Malta, o Dr. José Carlos Malta Marques, Dr. Isnaldo Bulhões, estrelas da alta magistratura de Alagoas, Professor e escritor Clerisvaldo Chagas estava também naquela festa, a Prefeita de Santana, Dra. Renilde Bulhões, Dr. Emílio Silva, Dr. Roberto Salgueiro, aproveitando a festa, o cidadão Luiz Antônio de Farias, (Capiá), pessoa folclórica de Santana lançou seu livro intitulado: Saudade, meu remédio cantar, (que comentei num outro artigo), muitas outras pessoas foram homenageadas na festa da sombra da Quixabeira.
Louvo, pois, a idéia de Malta, em homenagear a árvore Quixabeira, o que, lamentavelmente, está em fase de extinção, sendo uma das árvores símbolo do sertão, dada sua resistência as secas, forte como o sertanejo, cuja foto dessas árvores, está bem estampada na capa do livro, como a se perenizar na história dos homens.
A obra em apreço, a sombra da Quixabeira foi prefaciada pela inteligência brilhante e fecunda do santanense de sete costadas, Dr. e Professor Alberto Pereira Santos, que hoje aposentado , vive em Maceió, ao lado de sua musa, Dra. e professora Salete Bulhões, Deus os fez e amor os uniu, numa vida a dois, dedicada as letras. A obra engloba 241 páginas num florilégio que forma essa coletânea de contos, de prosa e versos, onde modestamente, também me incluo dando minha colaboração. Toda noite de autógrafos foi apresentada pela competência do mestre de cerimônia, Profº. Ronaldo Santos, que encerrou o vento cantando e encantando a todos com sua voz maliosa.

Comentários