Sesau implanta o Programa Bate Coração no Hospital de Santana para salvar a vida de mais alagoanos

Saúde

Por ASCOM Santana do Ipanema

Por meio do projeto, o atendimento de pessoas com infarto agudo do miocárdio será otimizado na região

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) implantou, nesta sexta-feira (12), o Programa Bate Coração no Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo (HRCRM), que fica localizado em Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas. Por meio do projeto, o atendimento de pessoas com infarto agudo do miocárdio é otimizado e realizado em conjunto com a equipe de cardiologistas que atua no Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, em Maceió, através da telemedicina.

A partir de agora, os pacientes que chegam ao Hospital Regional de Santana com sinais de infarto poderão realizar um eletrocardiograma, que será laudado pela equipe do Hospital do Coração Alagoano em poucos minutos, por meio da telemedicina. Caso o infarto seja confirmado, os cardiologistas tomarão as decisões para seguir com o melhor tratamento para cada caso, inclusive com a possibilidade de transferência para outra unidade, conforme a gravidade.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou que a implantação do Bate Coração em Santana do Ipanema vai proporcionar muitos benefícios para quem é da região.

“Foi uma solicitação do governador Paulo Dantas, que sabe a importância desse hospital e a quantidade de alagoanos que são atendidos aqui. Nosso intuito é salvar vidas e buscamos tratar as pessoas que mais precisam da melhor forma”, afirmou.

A prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões, externou sua felicidade com a chegada do programa na região. “Hoje meu coração bate mais forte. Gostaria de agradecer ao governador Paulo Dantas e ao secretário de Saúde, Dr. Gustavo. Vemos a preocupação da gestão estadual em salvar vidas e em estar mais próxima das pessoas, que também é uma prioridade da nossa administração, e essa parceria só reforça esse compromisso”, disse a gestora municipal.


O diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, salientou a importância do programa para a pronta resposta em casos de problemas cardiovasculares. “Estamos aqui, a pedido do governador Paulo Dantas, entregando a ampliação de um programa que já salvou a vida de muitos alagoanos. O Bate Coração vem para levar celeridade e assertividade na resposta aos casos de infarto agudo do miocárdio. Quem ganha é a população”, pontuou.


Otoni Veríssimo ainda frisou que o Hospital Dr. Clodolfo Rodrigues está equipado para atender pessoas que estejam com problemas cardiovasculares, além de possuir uma equipe preparada e os medicamentos necessários para uma primeira resposta em casos de infarto. A chegada do Programa Bate Coração em Santana do Ipanema busca interiorizar as ações desenvolvidas para salvar a vida de mais alagoanos.


Comentários