Tem inicio nesta quinta-feira (29) o Tríduo Celebrativo dos 60 anos da Paróquia de São Cristóvão em Santana do Ipanema

Religião

Por Redação com PASCOM da Paróquia de São Cristóvão

A comunidade católica da Paróquia de São Cristóvão, em Santana do Ipanema, viverá de 29/02 a 03/03 o Tríduo Celebrativo dos 60 anos.

CONVITE


Caríssimos irmãos e irmãs, é com grande alegria que convidamos você, sua família e todo povo de Deus, para juntos celebrarmos o tríduo dos 60 anos de nossa Paróquia, que será realizado em nossa comunidade.

A festa deve ser um tempo para elevar os corações e mentes a Deus, na feliz recordação da vida dos filhos e filhas devotos de São Cristóvão.
Contamos com as orações, participação e colaboração de todos vocês, para juntos fazermos parte deste momento de espiritualidade e fé em nossa Paróquia.

Pe. Marcos Renildo da Silva França
Comunidade Paroquial

PROGRAMAÇÃO

1º DIA (Quinta-Feira) 29/02/2024
19h – Santo Terço
19h30 - Santa Missa
Celebrante: Mons. José Augusto Silva Melo

Animação: Ministério Adonay
20h30 – Testemunhos: do Padre, Religiosa e leigo.
21h30 - Vigília e adoração (Banda Lúmen Christi)
Noiteiros: Crianças, Pastoral da Criança, Catequizandos da Eucaristia,
Pastoral Familiar, Ministros Extraordinários da Comunhão, Pastoral do Dízimo, Apostolado da Oração, OVS, MCC, COMIPA, PASCOM, Poderes Executivo e Legislativo.
Comunidades: São Sebastião (Remetedeira), Nosso Senhor do Bonfim (Pedra d’Água), São Sebastião (Pinhãozeiro), Nossa Senhora da Conceição (Clima Bom e Barragem) Nossa Senhora das Dores (Lajeiro Grande)

2º DIA (Sexta-Feira) 01/03/2024
18h – Santo Terço (Terço dos Homens) – concentração na Matriz de Senhora Sant’Ana.
18h30 – Via Sacra em silêncio (Apostolado da Oração)
19h30 – Santa Missa
Celebrante: Pe. José Neto de França

Animação: Ministério Servos de Cristo
20h30 – Testemunhos: do Padre, Religiosa e leigo
21h30 – Show (Banda Trono)
Noiteiros: Mãe Rainha, Guerreiras de Maria, Terço dos Homens, Terço das Mulheres, Ofício de Nossa Senhora, Terço das Mil Ave-Marias, Legião de Maria e Pastoral Litúrgica.
Comunidades: Nossa Senhora Aparecida (Samambaia), Santa Luzia (Baixio do Tamanduá), Sagrado Coração de Jesus (Camuxinga II), Santo Antônio (Floresta), Sagrada Família (Pedrinhas).

3º DIA (Sábado) 02/03/2024
6h – Ofício da Imaculada
6h30 - Santo Terço
19h30 – Santa Missa
Celebrante: Pe. Clejean Melo da Silva

Animação: Coral MCC
20h30 - Apresentação dos Banners e História da Paróquia em Exposição na entrada e no Salão
21h30 – Show 60 anos de Paróquia
Noiteiros: Apostolado da Divina Misericórdia, Servos do Santíssimo, Mãos Ensanguentadas, Pastoral Catequética, Pastoral da acolhida, Catequizandos da crisma , CCC, RCC, JMC, JOAC, Acólitos.
Comunidades: Santo Amaro (Olho d’Água do Amaro), Nossa Senhora de Fatima (Serrote dos Franças), São Francisco (Camuxinga I), São José (Camuxinga I), São José (Bairro São José).

4º DIA (Domingo) 03/03/2024
9h – Santa Missa
Celebrante: Dom Manoel de Oliveira Soares Filho
Animação: Coral DÓ RÉ MI
19h - Santo Terço
19h30 – Santa Missa
Celebrante: Pe. José Aparecido

Animação: Coral da Junção
20h30 – Bênção da Pedra fundamental do Centro Pastoral São Cristóvão.

PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO - UM POUCO DA SUA HISTÓRIA

Primeiro altar da Igreja Matriz de São Cristóvão


Certo dia, no início do ano de 1960, ao terminar a missa dominical na Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, três pessoas que participaram daquela celebração (Artur Alécio, João Pacífico e Maria José Nobre (in memoriam)) saíram conversando sobre assuntos religiosos e chegaram a conclusão de que seria importante a construção de uma Igreja no bairro da Camoxinga. Passados alguns dias, levaram a sugestão ao Cônego Luiz Cirilo Silva (in memoriam) que acatou imediatamente. Saíram, então, Artur, João Pacífico e Maria José à procura do povo católico da comunidade que pudesse e tivesse a boa vontade de colaborar para tal fim. O Pe. Cirilo se encarregou de anunciar esta boa ideia durante as celebrações; aos poucos, as pessoas foram se achegando e ajudando, segundo as posses de cada um. Também foram dadas sugestões de como angariar fundos. Com o empenho de todos, foram realizados: bingos, quermesses, pastoris, e até um concurso de rainha das crianças, onde as candidatas vendiam bilhetes, sendo que a que mais vendesse seria a vencedora. Na ocasião, disputaram: Maria das Mercês (Cecê), filha de João Pacífico e Vandete; e Vânia Farias, filha de Né Ricardo e Madalena, que foi a vencedora.

Para iniciar a construção da Igreja, Artur Alécio comprou, com recursos próprios, o terreno a Tadeu Oliveira, recursos estes ressarcidos com o lucro do que foi arrecadado. O senhor Duca doou 5.000 tijolos e um carro de boi para trabalhar no período de 30 dias na referida construção. Manoel Mariano ofereceu seu caminhão para comprar as telhas em Petrolândia. João Pacífico não mediu esforços do início ao final da obra. Também colaboraram: Plínio, Manoel Medeiros (in memoriam), João Agostinho, Manoel Vieira (Né), Odilon Silva (in memoriam), Domício Silva (in memoriam), Narciso, Hélio Alécio, Cornélio Aquino (in memoriam), Edvaldo Aquino, Guilhermano (in memoriam) e outros. Com total apoio da comunidade, a obra teve seu início. O primeiro tijolo foi assentado por Guilhermano. O arquiteto da obra foi o Francisco, mais conhecido como Chico de Toinho.

Com o empenho das pessoas que estavam à frente dos trabalhos e da população, a Igreja foi construída. Para padroeiro, foi escolhido São Cristóvão, devido ao fato de que parte das doações foram oferecidas pelos motoristas.

Durante a construção da Igreja, Maria Rosalina, conhecida como “dona Maria de seu Duca”, foi amadurecendo a ideia da formação de um coral para a nova Igreja. Essa ideia foi comunicada ao Cônego Luiz Cirilo Silva (in memoriam), que aprovou imediatamente. Maria Rosalina buscou, então, a ajuda de Maroquita Bulhões e, no ano de 1962, formou o coral com os seguintes membros: Maria Rosalina, Cicélia, Cleófas, Rita, Maria das Graças de Norberto, Marluce e Salete Alécio, Marinilza, Marlene de Joãozinho e outras. Dentre todos estes membros, deve-se muito a Maria Rosalina e Cicélia que foram as grandes baluartes e quem mais tempo permaneceram, demostrando fé, perseverança e amor pela Igreja e Paróquia.

A Igreja não tinha sido ainda concluída quando o Cônego Luiz Cirilo Silva (in memoriam), contando com seu auxiliar, Pe. José Araújo mandou este, provisoriamente prestar seus serviços à comunidade, enquanto aguardava o término da construção, a criação da Paróquia e a nomeação de um padre definitivo.

No período da construção da igreja matriz, foi realizada a primeira Procissão de São Cristóvão, saindo a imagem da residência de Maria da Glória, no Povoado Pai Mané.

Concluída a obra, foi oficialmente criada a Paróquia de São Cristóvão, desmembrada da Paróquia de Senhora Sant’Ana, conforme Decreto de Ereção Canônica de 12 de fevereiro de 1964. Foi instalada no dia 1º de março do mesmo ano; sendo nomeado como primeiro Pároco, pelo Bispo Diocesano Dom Otávio Aguiar, nesta mesma data, o Pe. Alberto Pereira Santos.

A construção da casa paroquial foi uma das prioridades iniciada e concluída pelo Pe. Alberto.

Com o passar do tempo, o número de fiéis aumentou e o Pe. Alberto sentiu a necessidade de ampliar a Igreja. A comunidade empenhou-se e foi adquirido um terreno. Algumas pessoas como: Margarida Araújo, Margarida Feitosa, Gilza Farias e outras foram a cidades vizinhas e conseguiram dinheiro, cereais, gados e outras prendas que foram vendidos e revertidos para as obras de ampliação da Igreja e também de um Salão Paroquial.

Imagem de um momento durante a construção do Centro Bíblico


Ainda na gestão do Pe. Alberto, o Pe. Timóteo e irmãos católicos holandeses adquiriram um terreno próximo ao Estádio Arnon de Melo e doaram ao Movimento Bíblico de Santana, representado por José Vieira (in memoriam), que, com a ajuda do pároco, Pe. Alberto, foi construído um grande salão para eventos religiosos e um refeitório anexo, obra denominada “Centro Bíblico”, hoje, Centro Bíblico Pastoral José Vieira da Silva.

Confira a história da paróquia até 2011 consultando a obra Paróquia de São Cristóvão - Panorama Histórico-Pastoral - Pe. José Neto de França - Art´s Gráfica e Editora , 2011

Comentários