Prefeitura de Santana do Ipanema realiza o VI Encontro dos Profetas das Chuvas

Cultura

Por José Malta Fontes Neto - Jornalista MTE/AL 1740

Evento inédito que valoriza a cultura nordestina e traz conhecimentos transmitidos de geração em geração!

A Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizou na última sexta-feira (23) o VI Encontro dos Profetas das Chuvas do Sertão Alagoano que foi marcado pela cultura, tradição e sabedoria popular.

Nove profetas utilizaram suas observações na natureza para apontar o prognóstico das chuvas este ano. E as previsões foram de uma boa quadra chuvosa em 2024, trazendo esperança aos sertanejos, sobretudo ao homem do campo.


Antes da abertura oficial, os poetas e repentistas Zé de Almeida, Manoel Cruz, Adelson Minervino e Anilson Mateus abrilhantaram o momento com repentes, desafios, toadas e outras modalidades de poesia.


Sequenciando foi formada uma frente de honra e a prefeita Christiane Bulhões fez uma saudação especial a todos, especialmente aos profetas que participam desse evento tão importante.

Após a fala da prefeita a frente foi desfeita e os profetas iniciaram as suas previsões, cada um com estilo próprio.


Sebastião Damasceno

Profeta Sebastião Damasceno

O profeta Sebastião Damasceno iniciou sua saudação especial, informado que é da 5ª geração descendente do fundador de Santana do Ipanema Martinho Vieira. Disse que segundo suas observações das barras de um ano para o outro, os sinais são bons e teremos um ano de inverno bom.

Antônio Veríssimo

Profeta Antonio Veríssimo

Iniciou suas previsões dizendo que toda a era 20 será de chuvas e fez uma retrospectiva que primeiros anos da era como chuvosos. Afirmou que o inverno esse ano será bom e que prestássemos atenção aos dias 3, 5, e 7 de maio que deverá chover, ratificando a previsão.

Cicero Cabral

Profeta Cícero Cabral

Cicero Cabral faz suas previsões observando os astros: estrelas e o sol. Disse que tem olhado o Cruzeiro pendendo para o norte, assim como as três marias que estão bem brilhantes, sinal de muita chuva.

Reginaldo Teixeira (Neném)

Profeta Reginaldo Teixeira (Neném)

Profeta Reginaldo Teixeira (Neném)

O profeta Neném trouxe como previsões o cacho de coco Oricuri e uma metodologia inédita. O profeta inicialmente apresentou o cacho de coco e disse que a qualidade e tamanho do cacho mostra que teremos um bom inverno. De forma inédita apresentou ao público um outro tipo de experiência: com apoio do Anilson Mateus ele mostrou uma garrafa peti com água e disse que a enterrou por um ano. Pediu para o ajudante abrir e derramar umpouco da água. Ao abrir a garrafa estava cheia completamente e afirmou se o ano fosse de pouca chuva, a garrafa teria perdido um pouco da água.

Biubiano

Profeta Biubiano

O quinto profeta foi o senhor Biubiano que disse que observou a chuva no dia 1º de janeiro com o bom prognóstico. Disse também que tem observado as atividades das abelhas e das formigas, apontando como um bom inverno. Fez um apelo para as autoridades que no caso de distribuição de sementes façam logo para que nas primeiras chuvas de inverno os agrivultores possa plantar.


Após a apresentação do profeta Biubiano o espaço foi aberto para os cordelistas Diógenes Pereira e Efigênia Dias declamarem alguns poemas.

Alivan do Caracol

Profeta Alivan do Caracol

O profeta Alivan do Caracol em anos anteriores trouxe a experiência com o oricuri. Este ano ele falou das suas observações com os animais e destacou sobre as aves Três Cocos, Acauã e a Sariema. Isso mesmo a Sariema não é uma ave típica de nossa região, mas estão aparecendo em sua região e mostrando o seu canto. Falou também das cigarras que estão em grande quantidades e, segundo o profeta, o canto chega a irritar. Destacou também a observação do trabalho das formigas, tipo taiocas, mostrando o sinal de bom inverno. Ainda observou os sapos tipo cururus que quando buscam água no calor que estamos é sinal de bom inverno. Finalizou falando também o aparecimento de muitos preás, como um bom sinal.

Luiz Alves Ribeiro (Luizinho)

Profeta Luiz Alves Ribeiro (Luizinho)

O profeta Luizinho aresentou relatórios do acumulado de chuvas dos últimos anos e afirmando que os prognósticos é que teremos um bom inverno. Apresentou a experiência no seu terreno, observando uma pitombeira com uma safra diferente, sinal de muitas chuvas.

Geno

Profeta Geno

O profeta Jeno iniciou sua fala pedindo a prefeita Christiane Bulhões que produzisse um livro com os encontros do Profetas para que a posteridade possa conhecer essea iniciativa. Destacou a importâqncia da preservação da natureza, pois é pela natureza que os profetas fazem as suas interpretações e disse: “ se acabarem com a natureza, acabam-se os profetas”. Apresentou dois sinais que dizem que o inverso será bom: a barra do ano anterior e o novo e a lua nova de janeiro. Já ia se despedindo quando o cheve de Gabinete da Prefeita Jorge Santana pediu para ele contar um causo interessante e já tradicional e o profeta o fez, lavando a plateia a sorrisos.

Ariselmo de Melo

O ambientalista e presidente da Associação dos Guardiões do Rio Ipanema Ariselmo de Melo, o mais novo dos profetas e participante pela primeira vez dos encontros como profeta, fez um resumo de todas as previsões com uma forma didática diferente. Apresentou imagens dos aspectos por ele observados, lembrando o aprendizado dele com o seu avô Alonso França. Ele mostro imagens da flor do mandacaru. Formigas trabalhando, calor abafado, formato das nuvens – este ano diferente, cigarras nos galhos verdes, movimento dos ventos e o rio Ipanema.

Comentários