Alberto Nepomuceno Agra – 10 anos de saudade

Geral

Por José Malta Fontes Neto - Jornalista MTE/AL 1740

Na data em que completou 10 anos da ida para a pátria espiritual ou Grande Oriente Eterno, termo utilizado pela Maçonaria, 22/01/2024, a Associação Nacional dos Veteranos da FEB - Regional Pernambuco publicou nas suas redes sociais uma bela homenagem ao santanense Alberto Nepomuceno Agra, a qual reproduzimos aqui no Portal Maltanet.

Alberto Nepomuceno Agra, natural da cidade de Santana do Ipanema, estado de Alagoas.
Serviu no 14° Regimento de Infantaria (14°RI), hoje 14º Batalhão de Infantaria Motorizado (14° BIMtz), em Jaboatão dos Guararapes). Incorporou à Força Expedicionária Brasileira (FEB), no 1º Regimento de Infantaria (Regimento Sampaio), quando embarcou para o Teatro de Operações da Itália.

Morreu no Recife no dia 22 de janeiro de 2014, aos 89 anos.




Veterano Alberto Agra é o da direita no banco de trás, saudando a população, no desfile de 7 de setembro de 2012.

Foi o senhor Alberto um homem pioneiro em muitas realizações em sua cidade natal. Refeito das sequelas naturais decorrente da grande guerra, instala a primeira empresa de transporte coletivo que fazia o percurso Santana do Ipanema/Maceió.

Em 1954 instalou a Farmácia Vera Cruz, empreendimento ainda em funcionamento. Implantou a Companhia Telefônica e fundou a Associação comercial e o Clube de Diretores Lojistas. Foi sócio fundador do Tênis Clube Santanense, do Rotary Clube e posteriormente do Lions Club. Por sua marcante atuação foi o primeiro presidente de quase todas essas entidades.

Fundador, professou e diretor do Colégio Santana foi, à época, membro da diretoria do Colégio Cenecista. No primeiro andar de sua farmácia instalou uma biblioteca com admirável acervo cultural. Membro da Associação dos Veteranos da FEB, participou de quase todos os encontros e desfiles militares. Por último, ao lado de outros companheiros, numa viagem histórica, volta à Itália percorrendo todos os lugares e campos de batalha por onde havia passado durante o período da guerra.

Membro da Loja Maçônica Amor à Verdade, Oriente de Santana do Ipanema, foi Venerável por dois anos, recebeu todas as honrarias próprias da ordem, galgando inclusive o grau 33 da Sublime Ordem ? Grande Oriente do Brasil.

Proprietário da Fazenda Coqueiros, reservou uma área de 21 hectares e nela implanta a primeira Reserva Particular de Patrimônio Natural para conservação do bioma caatinga, encravada no Semiárido alagoano. Por decisão do Governo Estadual, essa reserva que preserva plantas, animais e pássaros típicos da região, é hoje administrado por seu filho Alberto, Veterinário, em parceria com o IMA - Instituto do Meio Ambiente e pela ONG-Macambira.

Por essa feliz iniciativa, o Sr. Alberto foi alvo de homenagem pela Assembleia Legislativa5 de Alagoas e recebeu a visita da TV Globo sendo por ela entrevistado. Na oportunidade proferiu as seguintes palavras: “Desde que me tornei proprietário das terras determinei que nada fosse desmatado. E temos trabalhado muito para que a mata floresça e fique como está hoje. Posso dizer que estou em estado de graça. Realizei o grande sonho da minha vida. Estou no paraíso. Não vou levar nada disso comigo. Sempre fizemos tudo sozinhos. Mas agora tenho a certeza que a deixo intacta para as gerações futuras". (Fonte: https://www.maltanet.com.br/v2/noticias/2014/04/21/loja-maconica-de-vitoria-da-conquista-homenageia-o-santanense-alberto-agra)

Comentários