Colunistas: IPSILON NÃO É IPSILONE.

Literatura

Por Fábio Soares Campos

“É Camões vivendo, Camões aprendendo”. Ouvi muitas vezes meu pai João Soares Campos pronunciar este adágio. Na década de 80, morei no litoral norte de Alagoas, mais precisamente na cidade de Porto de Pedras, que data de sua fundação os idos de 1600. Uma particularidade observei, na fala da população nativa: o sotaque.

“Sotaque: substantivo masculino; [linguística] pronúncia característica de um país, de uma região, de um indivíduo etc. Fonte: google.com.br”

Diferente do Regionalismo Linguístico. “Regionalismo é o conjunto das particularidades linguística de uma determinada região geográfica, decorrente da cultura já existente, uma de suas principais expressões é o dialeto. Fonte: google.com;br”

“Dialeto: substantivo masculino; [linguística] conjunto de marcas linguística de natureza semântico-lexical, morfossintática e fonético-morfológica restrito a uma comunidade inserida numa comunidade maior, de usuários da mesma língua. Na Língua portuguesa do Brasil podemos citar como exemplo, o dialeto caipira dos sertões brasileiro. Fonte: google.com.br”

Clique Aqui e veja a crônica completa

Comentários