Vamos falar sobre livros?
Nas escolas, em Santana, há crianças surdas, e não é diferente em outros lugares mundo afora. Há o modus vivendi surdo na alfabetização e letramento. A criança surda usa outro sistema em lugar da fala, este é a Língua de Sinais onde o sistema gesto-visual prevalece sobre o oral-auditivo.
O termo fala é utilizado tanto na modalidade oral quanto na sinalizada. Quem sinaliza também fala, porém de outra forma.
Os livros povoam a imaginação quais as pás de moinhos movidas pelo vento.
Pedagogicamente, a criança surda carece apreender L1 e L2 no processo de alfabetização e letramento. L1 é a sua língua natural; L2, na modalidade escrita, é a chave do tamanho com a qual a criança surda interage no mundo letrado. Língua Portuguesa escrita não é natural à criança surda, porque a sua língua materna é a Língua de Sinais.
A criança surda aprende a ler por meio de representações (palavras, cores, imagens e outros recursos pedagógicos) mediados por seu professor que lhe ensina, simultaneamente, em Libras (L1) e (L2) Língua Portuguesa escrita. Esta segunda língua (L2) ocorre pela apreensão visual para a criança surda no processo de alfabetização e letramento.
Há uma viagem de 20.000 léguas submarinas, quando o assunto é livro.
Português, como modalidade escrita, é a alfabetização da língua escrita, e a Libras, por ser visual, garante-lhe aquisição mais fácil se comparada à Língua Portuguesa, segunda língua para a criança surda cuja modalidade é associada a diferenças fonéticas e morfossintáticas.
Línguas orais carecem dos articuladores laringe, garganta, língua, dentes, lábios, por exemplo; enquanto os articuladores, nas línguas de sinais, são os braços, as mãos, o corpo, o rosto, por exemplo. Línguas de sinais também apresentam níveis de conhecimento gramatical fonológico (isto com a mudança da sinalização), morfológico (modo, tamanho, plural, gênero), semântico (significado), sintático (estrutura, organização) e pragmático (visto, implicitamente, no contexto comunicativo).
Clique Aqui e veja a crônica completa
Literatura: L1 & L2: A CHAVE DO TAMANHO
LiteraturaPor Marcelo Ricardo Almeida 12/09/2023 - 12h 01min Reprodução

Comentários