Juceal comemora 130 anos com premiação enaltecendo prefeituras, setor produtivo e ambiente de negócios em Alagoas

Economia

Por Hotton Machado / Ascom Juceal

Evento contou com a entrega da primeira edição da Premiação Redesim em Alagoas

Evento realizado nesta quinta-feira (22), no Hotel Jatiúca, foi voltada para a celebração das empresas alagoanas e da evolução do ambiente de negócios no estado

Uma noite voltada para a celebração das empresas alagoanas e da evolução do ambiente de negócios no estado. Nessa quinta-feira (22), a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) comemorou os 130 anos de história com uma solenidade realizada no Hotel Jatiúca e marcada pela presença de autoridades do Governo do Estado e das prefeituras alagoanas, além de representantes do setor produtivo estadual.

Em um ambiente que destacava parte da história do órgão, com máquinas utilizadas para o registro de empresas ao longo dos anos, e que ressaltava a identidade incorporada em comemoração aos 130 anos, o evento contou com a entrega da primeira edição da Premiação Redesim em Alagoas.

O prêmio homenageou prefeituras, empresas que utilizam o Portal Facilita Alagoas, entidades integradas à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e negócios antigos essenciais para o registro empresarial alagoano.

Representando o Governo do Estado, a secretária do Gabinete Civil, Roseane Vasconcelos, citou as mudanças implementadas pela Juceal que tornaram o registro de negócios totalmente online. A secretária ainda destacou o tempo médio de 12h, o menor tempo de registro na história do Estado, de acordo com o estudo Mapa de Empresas, do Governo Federal.


“A Junta Comercial é uma instituição de grande relevância para o desenvolvimento econômico do nosso estado. Embora possua uma história centenária, a Junta Comercial se tornou, nos últimos anos, muito moderna e tecnológica. Hoje qualquer empresa em Alagoas pode, em 12h, contar com o seu registro e com os seus documentos prontos para iniciar qualquer trabalho. Então parabenizamos a equipe atual e todas as outras que passaram por esta excelente instituição. Sem dúvida, este é um ambiente muito valioso. São os próprios empresários que afirmam que tempo é dinheiro, então é importantíssima essa agilidade da Juceal”, pontuou.

Anfitrião da noite, o presidente da Juceal, Ricardo Dória, salientou os trabalhos de integração da Redesim em Alagoas ao longo dos anos e de combate à fraude fiscal juntamente ao Ministério Público do Estado, além da perspectiva de transformação da Junta Comercial em autarquia.

“No rumo de desenvolvimento da Junta Comercial, a partir do momento que assumimos, buscamos os órgãos transversais do governo, entendendo que a Redesim em Alagoas vai muito além da Juceal. Posso assegurar que estamos no caminho certo para expansão desse projeto e cito a futura integração total do nosso sistema com os sistemas do IMA e do Corpo de Bombeiros, bem como a evolução dos serviços da Vigilância Sanitária e da Adeal [Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas] dentro do Facilita Alagoas”, ressaltou Dória.

“Quem ganha com isso é o empresário alagoano, quem ganha com isso é o Estado de Alagoas, que terá mais agilidade no desenvolvimento dos seus negócios e na geração de renda. Essa história de 130 anos reflete a riqueza da economia alagoana, algo que precisamos realmente valorizar, mas esse evento de hoje marca também um ponto de mudança para a Junta Comercial e para o Estado de Alagoas. O futuro será de um ambiente empresarial no estado cada vez mais desenvolvido e digital”, frisou.


A frente de honra ainda foi composta pelo deputado estadual e ex-presidente da Juceal Silvio Camelo, pelo diretor técnico do Sebrae/AL, Keylle Lima, pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas (OAB/AL), Vagner Paes, pela secretária especial do Tesouro Estadual, Monique Assis, pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Arthur Vasconcelos, e pelo vice-presidente da Juceal, Carlos Araújo.

Premiação Redesim em Alagoas

A primeira edição do prêmio contou com quatro categorias: Melhores Prefeituras em Relação à Redesim, Melhores Clientes em Relação à Utilização do Portal Facilita Alagoas, Entidade Destaque da Redesim e Empresas Essenciais para o Registro Empresarial Alagoano. Para englobar todos os municípios alagoanos e as diferentes realidades de números de empresas, a categoria que premiou as prefeituras foi subdividida em três grupos.

Na categoria Melhores Prefeituras em Relação à Redesim, os vencedores foram:

Grupo I: 1º lugar - Cajueiro, com um tempo médio de 12:20:00 para análise da consulta prévia de localização; 2º lugar - Delmiro Gouveia, com um tempo médio de 20:35:34; e 3º lugar - Girau do Ponciano, com um tempo médio de 21:53:18.

Grupo II: 1º lugar - Quebrangulo, com um tempo médio de 13:29:14; 2º lugar - Novo Lino, com um tempo médio de 14:02:05; e 3º lugar - Colônia Leopoldina, com um tempo médio de 15:40:46.

Grupo III: 1º lugar - Carneiros, com um tempo médio de 17:33:47; 2º lugar - Pariconha, com um tempo médio de 23:18:30; e 3º lugar - Dois Riachos, com um tempo médio de 23:30:11.

Comentários