Alagoas 204 anos de Emancipação Política

Cultura

Por Redação

A região onde hoje se encontra hoje o estado de Alagoas foi invadida por franceses no início do século XVI. Seria retomada pelos portugueses em 1535, sob o comando de Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco.

Ele organizou duas expedições e percorreu a região. Fundou alguns vilarejos, como o de Penedo. Foi responsável pelo incentivo ao plantio de cana-de-açúcar e a formação de engenhos.
Em 1630, os holandeses invadiram Pernambuco, chegando a ocupar Alagoas até 1645, quando os portugueses reconquistaram o controle da região.

Em 1706, Alagoas é elevada à condição de comarca. Quase 30 anos depois, em 1730 já tinha cerca de 50 engenhos e 10 freguesias.

A emancipação política do estado só aconteceu em 1817, quando a comarca foi elevada à condição de capitania.

Durante os anos seguintes, vários levantes contra os portugueses se sucederam em Alagoas.
Em meio crises políticas, em 11 de junho de 1891, a primeira Constituição do Estado foi assinada.
Alagoas também ficaria conhecida por ter sido lugar da maior revolta de escravos do país, no quilombo de Palmares, por volta de 1630. Sob a direção de Zumbi, Palmares chegou a ter população de 30 mil habitantes, distribuídos em várias aldeias, onde plantavam vários produtos da agricultura, além de conseguirem extrair um excedente que era comercializado com povoados vizinhos. O quilombo foi destruído em 1694.

Localizado na região Nordeste, Alagoas ocupa uma área de 27.848,140 km². Possui 102 municípios, fazendo limites com Pernambuco, Sergipe, Bahia e Oceano Atlântico.

Fonte:
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/historico
Acesso em 16/08/2021 10:46

O cantor e compositor Eliezer Setton, como sempre antenado com as causas culturais da Terra dos Marechais homenageou nossa Alagoas com mais uma bela canção que poderá ser apreciada na sua postagem nas redes sociais, cujo link compartilhamos a seguir:

Comentários