“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” A frase é conhecida. A encontramos na bíblia, nos Evangelhos, de São Mateus(11,15; 13,9); São Marcos (4,21-25; 7,14-16); São Lucas(8,8), e em Apocalipse(2,7). São palavras de nosso Senhor Jesus Cristo. É uma exortação ao que Ele falou. Para sublinhar, para chamar atenção para o que foi dito.
O questionamento, da frase-título, nasceu a partir de uma palestra que participamos esta semana. Então vamos aos fatos: “OUVIR: Verbo transitivo direto; entender ou perceber os sons pelo sentido do ouvido, da audição por exemplo: ouvir música; oferecer atenção, atender, escutar; por exemplo: escutar os conselhos, as razões de; dar uma resposta positiva em relação a. Vem do Latim “Audire”. ESCUTAR: Verbo transitivo; ouvir com atenção; dar atenção a; perceber. Do Latim “Auscutare”. Fonte: dicio.com.br”
Pois bem, apesar de parecerem a mesma coisa, não são. Ouvir, nós ouvimos por possuirmos um sistema auditivo. Ouvimos os sons que nos cercam, até mesmo o silêncio. Sem no entanto darmos a devida atenção. No entanto, se escutamos, uma atenção mais acurada temos para aquilo que chegou ao nosso aparelho fonador.
A palestra que participei como ouvinte, ocorreu na última quarta-feira (21/07), na Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva, onde trabalho. A palestrante Luciene Amaral, é doutora em educação, pedagoga, trabalha na escola Estadual Ernande Brandão como professora, e na 6ª GERE [Gerência Regional de Educação] como TAG = Técnica em Acompanhamento de Gestão; é graduanda em psicologia. É também cronista, aqui no Portal Maltanet.com.br
Clique Aqui e veja a crônica completa
Colunistas: OUVIR, OU ESCUTAR?
LiteraturaPor Fábio Soares Campos 25/07/2021 - 19h 10min https://www.clubevilaleopoldina.com.br/qual-a-diferenca-entre-ouvir-e-escutar/

Comentários