Iniciamos hoje, com a imposição das cinzas, em nossas cabeças, dentro da celebração eucarística, neste dia estacional, o tempo santo da Quaresma. Este tempo forte de quarenta dias, tem por finalidade preparar-nos bem para celebrarmos outro tempo fortíssimo que é a Páscoa do Senhor Jesus. Para tanto, ela surge justamente com tão grande finalidade: “favorecer uma participação mais profunda e mais intensa no mistério pascal de Cristo. É a resposta ao convite de Paulo a celebrar a Páscoa não com o velho fermento, nem com o fermento de malícia e perversidade, mas com pães sem fermento, isto é, na sinceridade e na verdade” (1 Cor 5, 8). Para se adentrar em um mistério tão grande e profundo, que é a Páscoa, faz-se mister que sejamos instruídos com tão significativa preparação.
O Tempo da Quaresma é o tempo do êxodo que o Pai o abre para nós, seu Povo, como assim atesta a própria Liturgia da Igreja no Prefácio V da Quaresma, quando afirma: “Vós reabris para a Igreja, durante esta Quaresma, a estrada do Êxodo, para que ela, aos pés da montanha sagrada, humildemente tome consciência de sua vocação de povo da aliança. E, celebrando vossos louvores, escute vossa Palavra e experimente os vossos prodígios”.
A Quaresma é, pois, o tempo da graça de Deus por assim dizer. Neste tempo somos chamados a vivenciar com maior intensidade a prática da penitência, da oração, do jejum e da escuta intensa à Palavra de Deus. Se nos deixarmos conduzir pelo Espírito de Cristo, levando a sério estas práticas ascéticas, com certeza a graça da conversão surtirá seu devido efeito.
Clique Aqui e veja o texto completo
Literatura: QUARESMA, TEMPO DE CONVERSÃO
LiteraturaPor Padre Adauto Alves Vieira 18/02/2021 - 21h 57min https://segredosdomundo.r7.com/o-que-e-quaresma-descubra-o-significado-do-periodo

Comentários