A Bicicleta

Opinião

Por Edvaldo Cavalcante Filho

Certa vez uma namorada perguntou: por que você pedala?

Eu pensei, demorei para responder, porque a resposta não seria fácil. Então, depois de muito pensar, respondi: - Eu pedalo pelo simples prazer de pedalar!

E eu perguntei: - já experimentou pedalar?

Pergunte a um ciclista o que é o prazer de pedalar, mas não espere uma resposta bem explicada, com palavras bonitas e bem elaboradas ou ainda com uma história bonita para contar. Ele certamente responderá: - “Pedalo pelo simples prazer de pedalar”

A bicicleta é uma invenção com mais de 200 anos que nunca sai de moda. Mudam as tecnologias, mudam os meios, motores mais potentes, mais econômicos. Mas na bicicleta o motor é você, o piloto é você, e o limite é você. E se você é o limite, significa dizer que neste caso não há limite. Ele simplesmente não existe, sabe porquê?

Porque os limites são para serem superados!

No início o limite é o equilíbrio, já vencido; agora o limite são aqueles primeiros quilômetros, já vencidos. Como é emocionante dizer, superei os meus 10km, nossa quão distante eu fui. Mal sabe um ciclista iniciante, que para os mais experientes, 10km é só para aquecimento, mas o que isso importa? O que importa mesmo é o prazer de pedalar!

Então, dados os passos iniciais, vem a superação daquela subida, que no início parecia insuperável, e vamos subir tudo isso? Como no início eu disse muito isso, e hoje eu que escuto. Tem ainda aquelas perguntas, eu vou aguentar? E se eu não aguentar? Tem muita lama? E se chover? Etc…

Se não aguentar, desça e empurre, mas não desista, porque o limite de pedalar está em você. E você é capaz de quebrar limites, ir cada vez mais longe, e depois vai perceber que para você não haverá mais limites.

Se eu pudesse dar um conselho, diria, não comece a pedalar, porque se você começar não vai querer mais parar. A bicicleta é um ser em movimento, que para manter o equilíbrio precisa não ficar parada.

E se algum dia, alguém me fizer a seguinte pergunta, para que eu faça uma escolha, EU ou a BICICLETA? Será que eu preciso dizer a minha resposta?

Comentários