Literatura: DARRAS NOYA - por João Neto Félix Mendes

Cultura

Por Redação

Darras com a sua inseparável máquina fotográfica.

Darras de Albuquerque Noya, nasceu em 25.10.1917, na cidade de Pão de Açúcar. Filho de José Rodrigues Noya e Antônia Rosa de Albuquerque. Família permaneceu na cidade até os seus quatorze anos.

Nos anos 30, família mudou-se para Santana do Ipanema, onde Darras viveu até a sua morte. Nesse período, inicialmente exerceu a atividade de comerciário, depois ingressou no serviço público, como servidor do Departamento dos Correios e Telégrafos.

Assumiu o cargo de telegrafista em Maceió AL, onde permaneceu por alguns meses. Em seguida, foi transferido para Santana do Ipanema, para exercer o cargo de Agente postal telegráfico (Chefe dos Correios).

Casou-se em 1939 com Marinita Vieira Peixoto, professora que chegara a Santana do Ipanema juntamente com outras 25 professoras nomeadas pelo Governador do Estado para revolucionar e dinamizar o ensino local, além mudar os destinos da sociedade santanense e de muitos rapazes da época. Muitas se casaram aqui na terra. Após o casamento passou a assinar Marinita Peixoto Noya. Da união nasceram dois filhos: Jose Peixoto Noya e Nestor Peixoto Noya. Marinita foi professora e diretora do Grupo Escolar Padre Francisco Correia.

Em Santana, Darras dedicou-se a diversas atividades ligadas às artes e às tradições. Integrou a banda jazzística “Seresteiros do Sertão”, como percusionista do grupo. Bastante integrado à comunidade, esteve presente a inúmeras manifestações artísticas e culturais da sociedade santanense.

Telegrafista por excelência, também exercia o rádio amadorismo como atividade de lazer. Atividade também exercida por seu filho Zé Neto. Ambos tinham habilidade incomum no manuseio da digitação do código morse. A comunicação através da telegrafia requer concentração e apurada acuidade visto que o alfabeto é simbolizado pela mistura de bips sonoros longos e curtos produzidos por um artefato metálico com uma tecla digitadora.

O telégrafo é um sistema concebido para transmitir mensagens de um ponto para outro em grandes distâncias, utilizando códigos para a rápida e confiável transmissão. As mensagens eram transmitidas através de um sistema composto por fios. Telégrafo é um sistema que foi criado no século XVIII com o objetivo de transmitir mensagens de um ponto para o outro, através de grandes distâncias.

Clique Aqui e veja o artigo completo

Comentários