Milhares de pessoas foram à Avenida da Paz comemorar os 192 anos de Emancipação Política de Alagoas
Os alagoanos foram às ruas para comemorar, na tarde desta quarta-feira, 16, a passagem do 192º aniversário da Emancipação Política de Alagoas. Milhares de pessoas estiveram na Avenida da Paz, em Jaraguá, para, juntos, relembrarem à importância da data e celebrarem a alagoanidade.
O governador Teotonio Vilela Filho estava emocionado com a reação dos alagoanos a cada pelotão que passava. Ele destacou a importância da data para os alagoanos e disse que, aquele momento, era um dos mais significantes para o Estado.
?Este dia representa a vontade de Alagoas em querer continuar crescendo e se desenvolvendo. Ver que a população gosta de prestigiar seu próprio Estado é motivo para qualquer governante saber que está no caminho certo?, salientou o governador.
Meio Ambiente ? Neste ano, a Emancipação Política de Alagoas teve como tema o meio ambiente ?Educar Para Preservar ? Patrimônio e Meio Ambiente?.
O cuidado com o meio ambiente começou ainda nos preparativos para o desfile da Emancipação Política de Alagoas. Boa parte do figurino foi confeccionada com material reciclável. A responsável pelos figurinos é a coreógrafa, artista plástica e produtora cultural, Mirna Porto.
Os alunos da rede pública e particular que desfilaram na avenida apresentaram, das mais diversas maneiras, os projetos e ideias de respeito à natureza. No geral foram 4.500 mil participantes ? entre alunos, professores e comissão técnica.
Vinte e cinco pelotões divididos entre alunos e bandas fanfarras deram uma lição de cuidado com a natureza. Quem assistiu ao desfile, presenciou lições de cuidado à natureza como exemplos de reciclagem e atitudes de preservação e de conservação do meio ambiente. Isso sem contar com a lição de civismo dada pelos alunos em uma aula livre, a céu aberto.
Além das escolas municipais e estaduais, o desfile foi abrilhantado com a participação de alunos da Fundação Bradesco, aposentados e pensionistas de Arapiraca, Amazonas Viçosenses, de Viçosa e do Colégio Tiradentes da Polícia Militar.
Para o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, o desfile de Emancipação Política de Alagoas é um espetáculo de civismo, amor e respeito ao marco da independência de Alagoas.
Homenagens ? Além do amor a Alagoas, o desfile da Emancipação Política foi marcado também pela emoção. O governo de Alagoas homenageou algumas personalidades do Estado.
Abelardo Duarte, Alex Teixeira Barbosa, Anilda Leão, Artur Ramos, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, Bráulio Leite Júnior, Dom Avelar Brandão Vilela, Eloi Brandão Sá, Félix Lima Júnior e Graciliano Ramos.
A lista segue com nomes importantes como Haeckel Duarte, Hermeto Pascoal, Ivan Fernandes Lima, José Geraldo Wanderley Marques, Ladislau Neto, Linda Mascarenhas, Luiz de Araújo Pereira, Margot Dubeaux Leão e Nise da Silveira.
Octávio Brandão, Paulo Pedrosa, Tânia de Maya Pedrosa, Teotônio Brandão Vilela, Théo Brandão, Toinho Pescador e Zélia Maia Nobre fecham a lista de homenageados. Todos eles tiveram seus nomes lembrados como exemplos de defensores do patrimônio histórico, artístico e ambiental e, por isso, tiveram seus esforços reconhecidos em um pelotão especial.
Comemoração ? As comemorações alusivas à Emancipação Política de Alagoas foram iniciadas com a chegada do governador Teotonio Vilela Filho. Paralelamente, houve queima de fogos de artifício.
As festividades cívicas foram abertas com a execução do Hino de Alagoas pela Banda da Polícia Militar. Neste momento, o público se emocionou bastante. Muitos acompanharam em coro o Hino de Alagoas, cuja letra é de Luiz Mesquita e a melodia de Benedito Silva.
Na sequência, teve início o desfile temático com os pelotões da rede estadual de ensino e as instituições convidadas.
Além do governador estiveram presentes secretários de Estado; o chefe do Ministério Público Estadual, Eduardo Tavares; prefeitos de municípios alagoanos e autoridades em geral.
Emancipação ? A Emancipação Política de Alagoas aconteceu no dia 16 de setembro de 1817, quando a comarca foi elevada à condição de capitania. Naquele dia, um alvará régio assinado por Dom João VI emancipou a Comarca de Alagoas da Capitania de Pernambuco, passando então para Capitania de Alagoas, tendo como capital a antiga Vila de Santa Maria Madalena, que passou a ser denominada Alagoas também
Alagoanos dão exemplo de amor ao Estado em desfile
CulturaValdete Calheiros - Agência Alagoas 16/09/2009 - 21h 00min Divulgação

Comentários