A tarde da próxima quarta-feira (16) marcará as comemorações dos 192 anos da emancipação política de Alagoas. O governo, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, levará à Avenida da Paz, em Jaraguá, cerca de 4 mil pessoas ? entre alunos, professores e comissão técnica ? ao tradicional desfile cívico-estudantil. O desfile começa às 15h, com concentração às 13h, entre o Clube Fênix Alagoana e a TIM Celular, com percurso até o estacionamento de Jaraguá.
O desfile, que acontece há 10 anos na avenida ? antes era realizado no Estádio Rei Pelé ? ganhou popularidade e maior visibilidade. É considerado pelos organizadores como uma aula de civismo a céu aberto para os alunos e, sobretudo, para a população que o assiste, no tocante às temáticas históricas e críticas que compõem o roteiro e o enredo, a cada ano.
Este ano a temática será ?Educar para preservar ? patrimônio e Meio Ambiente?. O evento contará com a presença de alunos das redes estadual e municipais, além do Colégio Tiradentes da Polícia Militar e as unidades de ensino da rede particular que participam voluntariamente, a exemplo das escolas Maria José Omena, Santa Tereza, Floriano Peixoto, Fundação Bradesco e Colégio Marista. A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Arapiraca também participará da festa cívica.
Antecipadamente, o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, parabeniza aos participantes, sobretudo aos professores, diretores das escolas e ao pessoal de apoio pelo compromisso em manter a tradição de realizar o desfile. ?Trata-se de um espetáculo que traduz o ato de civismo, amor e respeito ao marco da independência de Alagoas. Portanto, toda a sociedade deve prestigiar os alunos que serão as estrelas desse espetáculo?, considera o secretário.
De acordo com o secretário adjunto do Esporte e coordenador geral da Comissão Organizadora do Desfile, Jorge VI, a escolha deste tema foi em função do trabalho que as escolas da rede estadual já vem desenvolvendo durante todo ano.
?Os nossos alunos já realizam atividades ligadas à reciclagem, preservação e conservação do Meio Ambiente. Convidamos o Instituto do Meio Ambiente (IMA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Instituto Lagoa Viva e a Coordenadoria Responsável pelo Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Educação de Maceió para nos ajudar com a temática escolhida?, informa.
Já a diretora de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (DAC/SEE), Suely Silva Cavalcanti, acrescenta que a participação de cerca de quatro mil pessoas garantirá a realização de um dos maiores desfiles da emancipação política de Alagoas promovido nos últimos anos. ?O desfile de 16 de setembro já faz parte do calendário dos nossos grandes eventos. É um momento cívico em que os alunos e a população em geral se unem em prol deste ato comemorativo do nosso Estado?, salienta.
Estrutura
Segundo a gerente de Expressões Artísticas e Culturais da Diretoria de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (DAC/SEE), Maria Beatriz Brandão Sá, o tema educar para preservar será abordado por 17 pelotões. Ela considera que a universalização dessa temática é respaldada a sua abrangência e peculiaridade em nosso estado.
?Partimos dos seguintes princípios: é preciso preservar para conservar; a conservação é um desafio coletivo; o direito de aprender educação ambiental e educação patrimonial é um direito de todos, dentro e fora da escola. Além disso, temos a convicção de que a informação é a base do consumo responsável para uma convivência saudável com o planeta Terra?, garante Beatriz.
Programação - As comemorações alusivas à Emancipação Política de Alagoas começam com a chegada do governador Teotonio Vilela Filho. Nesse momento haverá a queima de fogos de artifício, seguida da apresentação do Coral Reluz da Companhia Energética de Alagoas (Ceal), que interpretará o Hino de Alagoas, bem como as apresentações da Banda da Polícia Militar e da Escola Tiradentes.
?Vamos homenagear cerca de 40 pessoas. Dentre elas, Otávio Brandão, Paulo Pedrosa, Ivan Fernandes Lima, José Geraldo Wanderley Marques, Tânia de Maya Pedrosa, Zélia Maia Nobre, Dom Avelar Brandão Vilela e o senhor Tonho Pescador ? incansável defensor do Rio São Francisco ? de Penedo?.
Na sequência, tem início o desfile temático com os pelotões da rede estadual de ensino e as instituições convidadas. O ato cívico-estudantil contará também com a presença da Escola Estadual Santos Ferraz, acompanhada da Banda Municipal de Taquarana, Banda Municipal de Passo de Camaragibe e será encerrado pela Banda Afro Gungungá, de Viçosa.
Ao todo, são cerca de cinco mil pessoas envolvidas direta e indiretamente na organização do desfile. Boa parte do figurino será confeccionada com material reciclável. A responsável pelos figurinos é a coreógrafa, artista plástica e produtora cultural Mirna Porto.
Credenciamento ? Os profissionais de imprensa que irão fazer a cobertura jornalística do desfile devem fazer o credenciamento nesta segunda-feira (14), às 9h, na Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).
Desfile cívico escolar levará à Avenida da Paz temática do meio ambiente
EducaçãoGoretti Lima e Ricardo Moresi - ASCOM-SED 13/09/2009 - 07h 30min Divulgação

Comentários