O ASA sentiu o fato de jogar a sua primeira decisão nacional e perdeu nesta tarde para o América-MG pelo placar de 3 a 1, no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca. Com esta derrota o Alvinegro arapiraquense para conquistar o título da Série C, o time alagoano precisa derrotar o time mineiro por dois gols de diferença, no próximo sábado.
O jogo
Como era de se esperar o ASA e aproveitando o mando de campo e empurrado pela sua torcida o Alvinegro arapiraquense começou o primeiro tempo pressionando o time mineiro. O atacante Júnior Viçosa recebeu lançamento de Didira acertou a trave do goleiro Flávio (ex-CSA), levantando o torcedor arapiraquense no Estádio Coaracy Fonseca.
Mesmo dominando completamente o começo da etapa inicial, o América-MG abriu o placar aos 10 minutos do primeiro tempo. Na primeira chegada ao ataque do time mineiro, a defesa do ASA falhou e a bola caiu nos pés do lateral direito Evanilson aproveitou o cruzamento e chutou forte sem chance para o goleiro Tuti, calando o Municipal.
O América-MG ampliou o placar aos 14 minutos da primeira etapa. Após cobrança de falta pelo meia Irênio, o atacante Fábio Bala cabeceou sem marcação livre de marcação. O time mineiro aproveitou as duas chances criadas pelo seu ataque.
O ASA sentiu os dois gols do time mineiro. Mas empurrado pela sua torcida, o atacante Júnior Viçosa foi derrubado na grande área pelo zagueiro Wellington Paulo aos 25 minutos do primeiro tempo. Na cobrança, o meia Rodriguinho com direito a paradinha, deslocou o goleiro Flávio e diminuiu a desvantagem no placar.
O lateral Didira cometeu falta dura no meia Irênio e foi corretamente punido com o amarelo, o primeiro do ASA e do jogo. O time Alvinegro arapiraquense não realizou um bom primeiro tempo. O time apresentou os mesmo erros das partidas anteriores, não exerceu uma forte marcação, a defesa falhou nos dois gols do time visitante e o ataque não soube aproveitar as oportunidades de gols.
Mesmo assim, o ASA seguia pressionando em busca do gol de empate. Aos 34 minutos do primeiro tempo, o atacante Júnior Viçosa recebeu um grande passe e chutou com categoria colocado, mas o goleiro Flávio fez grande defesa, evitando o gol de empate do time alagoano.
Aos 39 minutos o ASA desperdiçou mais uma chance de empatar a partida ainda no primeiro tempo. O volante Ivo arriscou um chute forte de fora da área e a bola passou tirando tinta do travessão do goleiro Flávio.
No final do primeiro tempo, o ASA recebeu o segundo cartão amarelo na partida.O zagueiro Paulão cometeu falta dura, o Alvinegro arapiraquense ficou com mais um amarelo na etapa inicial.
Em todo a etapa inicial o ASA criou as melhores chances de gol, mas não soube aproveitá-las. Com isso, o time mineiro foi mais eficiente e mereceu a vantagem parcial no marcador. O time alagoano sentiu a falta de criatividade do setor de meio de campo.
O técnico Vica promoveu a primeira substituição no time do ASA no intervalo. Ele tirou o volante Ivo e colocou o lateral esquerdo Renatinho. Com isso o Alvinegro passou a ter três meias para criar as jogadas de ataque e abastecer o atacante Junior Viçosa. O time alagoano está sentindo a falta do artilheiro Nena.
No começo do segundo tempo o ASA desperdiçou mais uma oportunidade de gol, com menos de um minuto. O lateral Renatinho recebeu um bom passe na entrada da área, ele resolveu chutar, mas a bola passou longe do goleiro Flávio. Como no primeiro tempo, o time alagoano começou a etapa complementar pressionando o time mineiro em busca do gol de empate. Aos 8 minutos do segundo tempo, o goleiro Flávio fez uma boa defesa, após chute forte do zagueiro Edson Veneno.
O técnico do América-MG fez a primeira substituição no time mineiro. Ele tirou o atacante Fábio Bala e colocou o meia atacante Zé Eduardo. O time do América-MG marcou o terceiro gol aos 13 minutos. A defesa do ASA parou para pedir impedimento que não houve. O atacante Bruno Mineiro dominou a bola na entrada da área e na saída do goleiro Tuti ele deu um belo toque por cobertura fazendo um golaço.
O ASA saiu para buscar diminuir a desvantagem no marcador. Aos 15 minutos o zagueiro Paulão cobrou forte uma falta, mas a tarde não era do Alvinegro arapiraquense, a bola acertou o travessão do goleiro Flávio.
Buscando diminuir a desvantagem no marcador, o técnico Vica promoveu as duas últimas substituições na partida. Ele tirou o lateral direito Ricardinho e entrou o também lateral Flávio. Outra alteração foi a saída do meia Fábio Lopes e entrou o atacante Tiago.
O atacante alvinegro Júnior Viçosa tentou cavar um pênalti e o árbitro puniu de forma acertada o jogador com o amarelo. O time do ASA sentiu a decisão e não realizou uma boa partida nesta tarde. O zagueiro alvinegro Paulão cometeu falta dura no atacante Bruno Mineiro e acabou recebendo o segundo cartão amarelo e acabou sendo expulso da partida deixando as coisas muito mais complicadas para o Alvinegro arapiraquense.
Ficha Técnica ASA x América-MG
Local: Arapiraca/AL
Estádio: Coaracy da Mata Fonseca
Árbitro: João Alberto Gomes Duarte (RN)
Assistentes: Lorival Candido das Flores e Isac Márcio da Silva Oliveira, ambos potiguares
Cartão Amarelo: Didira, Junior Viçosa, Evanilson, Yan e Micão
Cartão Vermelho: Paulão
Gols: Evanilson (10 min. do 1º tempo), Fábio Bala (14 min. do 1º tempo), Rodriguinho (25 min. do 1º tempo), Bruno Mineiro (13 min. do 2º tempo)
ASA: Tuti; Leandro, Paulão e Edson Veneno; Ricardinho (Flávio), Jota, Ivo (Renatinho), Fábio Lopes (Tiago), Rodriguinho e Didira; Junior Viçosa.
Técnico: Vica
América-MG: Flávio; Evanilson, Wellington Paulo, Micão e Zé Rodolfo; Preto, Leandro Ferreira, Dudu (Luis Carlos Capixaba) e Irenio; Bruno Mineiro (Yan) e Fábio Bala (Zé Eduardo).
Técnico: Givanildo Oliveira
ASA perde em casa a primeira partida da decisão
EsportesFutebolalagoano.com 13/09/2009 - 19h 00min Divulgação

Comentários