02 de abril, Dia do Autismo: Uma história emocionante do amor incondicional de uma Mãe

Crônicas

Por Eduardo Carvalho Cavalcante

Hoje, vivenciei um daqueles momentos marcantes que ficam na memória, não pela grandiosidade, mas pela profundidade e simplicidade. Testemunhei o amor incondicional de uma mãe por seu filho autista, uma verdadeira demonstração de dedicação que tocou meu coração.

Enquanto esperava no Hospital Arthur Ramos para fazer um procedimento cirúrgico, tentava me distrair lendo algumas páginas de um livro. Foi então que um barulho de uma criança me chamou atenção, inicialmente me causando certo incômodo. Percebi logo que se tratava de uma criança autista, identificada por um crachá no pescoço.

Parei de ler para observar a interação entre mãe e filho. Ele estava agitado e fazendo barulho, mas a forma como ela se dedicava a ele era impressionante. Ela não tentava forçá-lo a se adaptar ao ambiente; ao contrário, ensinava-o a se mover nele com suas próprias capacidades, respeitando seu ritmo e individualidade.

Apesar do cansaço físico e emocional evidente, a mãe não mostrava sinais de impaciência ou irritação, mas sim amor e aceitação incondicional pela sua jornada como mãe de uma criança autista.

Esse momento de conexão profunda me fez refletir sobre o amor materno, aquele que é altruísta, enfrenta desafios com um sorriso e encontra alegria em pequenas vitórias. A entrega dessa mãe ao filho provou que, apesar das adversidades e do constante esforço, o amor sempre encontra um caminho.

Nesse dia, testemunhei mais do que dedicação; vi um exemplo de amor e força, uma lição de vida que guardarei comigo. E, embora eles talvez nunca saibam, sou grato por terem compartilhado, mesmo que indiretamente, um pedaço de sua história comigo.

E me fez lembrar da importância da presença de uma mãe na vida de um filho, especialmente quando estamos doentes e precisamos do carinho e dos cuidados de uma mãe amorosa.

Coincidentemente, hoje, dia 2 de abril, celebra-se o Dia do Autismo, o que torna o momento ainda mais especial.

Assim, através de gestos simples, mas significativos, a grandeza do amor de mãe se revela. Um amor sem limites, que torna o ordinário extraordinário e nos ensina sobre a essência da vida: cuidar, amar e nunca desistir.

02 de abril de 2024.

Hospital Arthur Ramos - Maceió/AL

Eduardo Carvalho Cavalcante

Comentários