EUCARISTIA, UMA EXPERIÊNCIA DE AMOR COM O RESSUSCITADO

Crônicas

Por Padre Adauto Alves Vieira

https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/o-que-eucaristia-nos-ensina/

Queres ter uma experiência do céu aqui na terra? Então não perca tempo, busca participar devotamente da santíssima eucaristia! Tenhas em vista que ela é o nosso céu aqui na terra, pois "a eucaristia é verdadeiramente um pedaço de céu que se abre sobre a terra; é um raio de glória da Jerusalém celeste, que se atravessa as nuvens da nossa história e vem iluminar o nosso caminho".

Na eucaristia, o Céu é trazido para o meio daqueles que se reúnem em nome de Cristo. Dessa forma, enquanto comunidade de fé, congregada na virtude do Espírito, "a Igreja reunida é conduzida para a comunidade dos Santos em todo lado e todos os tempos".

Queres conhecê-Lo? Como nos tempos dantes, aos discípulos de Emaús, o Ressucitado "revela-se nas escrituras", aquecendo os corações dos irmãos, os quais, reunidos em Seu nome, celebram tão grandioso mistério. Por conseguinte, com a luz da Sua Palavra, qual chama crepitante, Ele vem efervescer também os corações, tornando-os fortemente vibrantes e eivados do Seu amor.

Acostuma, pois, caríssimo, o teu coração a obedecer aos Seus mandamentos. Disciplinando-o, assim, aprenderás a ser cristão de verdade. Deste modo, as sístoles e diástoles expandirão para o teu ser o pulsar do Coração de Cristo Jesus.

Queres louvar intensamente ao Senhor teu Deus? Celebra com teus irmãos a eucaristia! Lá, tu te unirás também aos anjos e santos e, numa só voz, tomando consciência da tua indigência, assim como da própria condição relacional, falarás de Deus, mas não falarás tão bem senão santificando-o, senão declarando com todo o teu ser que somente Ele é o Santo.

Queres retribuir a Deus as dádivas e todo o bem recebido em teu cotidiano? Então elevas ao Senhor, em união com os teus irmãos, o sacrifício de louvor, erguendo o cálice santo, como oblação pura. Este será o sinal de tua ação de graças, o mais agradável e aceito pelo Pai. Mas faze-o tendo mãos puras e inocente coração.

Por fim, faze da eucaristia que tu participas ou celebras, em comunhão com os outros irmãos, um verdadeiro fitar de olhos em Cristo. Ele é o Oriens, orientis, isto é, Aquele que orienta nossos passos nas sendas de nossas vidas. Sem Ele, caminharemos sem rumo ou direção, desorientados, à toa, fadados à perdição.

Comentários